Portanto, a criatividade é uma das bases do Psicodrama. Por um lado, ela requer um universo aberto, onde existam a mudança e a novidade. Por outro lado, a plasticidade e a capacidade de adaptação humanas permitem a criação de situações de transformação.
A conserva cultural é memória de um momento criativo, puro resultado de uma clareira no fluxo do tempo. Moreno insiste na ideia de evasão em um "paraíso perdido", das conservas culturais utilizadas como "muletas" para nossos medos, do nosso desejo infantil de ser deus.
O Grupo Moreno é composto pelas empresas Central Energética Moreno de Monte Aprazível Açúcar e Álcool (CEMMA), Coplasa - Açúcar e Álcool Ltda, instalada em Planalto, SP, Agrícola Moreno de Luiz Antônio (AMLA), Agrícola Moreno de Nipõa Ltda. (AMN) e Planalto Bioenergia Spe.
Os autores explicam que a matriz de identidade representa a rede relacional primária que envolve a criança desde o momento em que os pais se enamoram, incluindo interativamente fatores biológicos, psicológicos e socioculturais. Essa matriz compreende, portanto, o processo de aprendizagem relacional da criança.
Na realidade, a grande diferença entre as duas abordagens é o cliente. No Psicodrama, o trabalho é desenvolvido sobre o indivíduo, seus problemas e a construção de sua nova forma de interagir com o mundo. Para o Sociodrama, importa a identidade comum, o grupo, a coletividade, que representam uma cultura.
O psicodrama constrói a realidade através da imaginação que se concretiza na ação do representar. Representar enquanto ação dramática e não como epi-fenômeno, ou seja, algo que está no lugar de outra coisa.
Tele- vem do grego «tele» que quer dizer longe. Trata-se de «elemento de formação de palavras que exprime a ideia de longe, ao longe, à distância».
A empatia se refere à capacidade de um indivíduo colocar-se no lugar do outro, captando como o outro está se sentindo, enquanto que a tele[1] é a empatia ocorrendo nas duas direções, isto é, um indivíduo percebe e é percebido de maneira objetiva pelo outro.
Os instrumentos do Psicodrama são: cenário, protagonista, diretor, ego-auxiliar e público. Cenário é o espaço onde ocorre a ação dramática, este é multidimensional e móvel. Protagonista é o sujeito que emerge para a ação dramática, trazendo consigo os sentimentos comuns que permeiam o grupo.
Para Moreno, trata-se de uma presença espontânea, que permite o livre fluxo de palavras, ideias, expressões e gestos. A espontaneidade é um elemento presente no ato da narração de história.
Significado de Espontaneidade substantivo feminino Característica ou particularidade do que é espontâneo; desprovido de afetação; em que há simplicidade e originalidade; naturalidade.