Para descrever a reprodução nas pteridófitas, vamos tomar como exemplo uma samambaia comumente cultivada (Polypodium vulgare). A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. ... O protalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.
Estruturas reprodutivas As gimnospermas possuem folhas modificadas com função reprodutiva, as esporófilas, nas quais se encontram os esporângios e se formam as sementes após a fecundação. Geralmente, essas folhas são encontradas unidas formando uma estrutura denominada estróbilo ou cone.
A estrutura reprodutiva destes vegetais apresenta vários arquegônios contendo a oosfera (gameta feminino), e os anterídios produzindo os anterozoides multiflagelados (gametas masculinos). ... Esses esporos, ao germinarem, darão origem a uma nova planta-mãe (o gametófito denominado de protalo).
Reprodução: As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. Uma samambaia-de-metro, por exemplo, que é comum em residências, é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada de esporófito.
Reprodução. As briófitas podem apresentar reprodução assexuada, dependendo da espécie. Essa reprodução assexuada é chamada de fragmentação, em que através de partes de um indivíduo, separadas deste, são formados novos indivíduos sem variação genética.
Resposta. As briófitas produzem os gametas que realizam a fecundação apenas por meio da agua do ambiente, ou seja, sem agua as briófitas não se reproduzem. Após a fecundação o zigoto gera um esporófito que é temporario até surgir o gametófito que é quem produz os gametas para a próxima fecundação.
A reprodução das Briófitas é completamente dependente da água, pois elas possuem gametas masculinos flagelados, os anterozóides (n), que nadam até os gametas femininos, as oosferas (n), para que ocorra a fecundação.
Nas briófitas, eles estão ausentes, e o transporte de água e nutrientes é feito de célula em célula, por difusão – um processo muito lento. Nas pteridófitas, por outro lado, a seiva corre por vasos condutores, são plantas vasculares, o que garante maior velocidade no seu transporte ao longo de todo o vegetal.
Resposta. A diferença entre o ciclo de vida das briófitas e das pteridófitas são o seguinte : - As Briófitas são plantas avasculares, e sua fase dominante é o gametófito (produção de gametas). - Já as Pteridófitas são vasculares, e sua fase dominante é o esporófito (produção de esporos).
Resposta. Resposta: sim , pois a fase dominante nas briófitas é o gametófito . Diferentemente das pteridófitas que possui como fase dominante o esporófito.
O gametófito é a estrutura que representa a parte, ou a fase, haplóide (n) de um vegetal ou organismo com ciclo de vida marcado por alternância de gerações - apresentando, assim, uma fase diplóide (2n), chamada esporófito; e uma fase haplóide (n), que é o gametófito.
Esporófito é o nome da geração diploide (2n) e produtora de esporos nas plantas. Os esporos, que são produzidos no esporófito em um processo de meiose, nada mais são que células capazes de dividir-se por mitose e originar um novo organismo multicelular haploide.
03 Nas briófitas, o gametófito é haploide, assim como o antero- zoide. Quando ocorre a fecundação, o esporófito se forma com 2n cromossomos. Dessa forma, a haste e a cápsula pertencentes a ele também possuem 2n cromossomos. Os esporos formam-se por meiose dentro da cápsula, portanto possuem n cromossomos.
Pode-se perceber que no ciclo do musgo ocorre uma fase assexuada, com produção de esporos, e uma sexuada, com união de gametas.
Algumas algas verdes (clorófitas) e algas pardas (feófitas), por exemplo. Ciclo Haplodiplobionte: ou alternância gerações. Adulto diploide (2n) esporófito e um adulto haploide (n) gametófito. ... A grande diferença é que as algas podem apresentar os três tipos de ciclo e as plantas somente um.
Resposta. Resposta: Um diplobionte, é um organismo em que existe alternância de gerações entre indivíduos diploides, que produzem esporos haploides, o esporófito, e o gametófito haploide.
substantivo masculino [Biologia] Organismo cujo ciclo de vida é formado por duas fases, sendo uma haploide e outra diploide; haplodiplobionte.
Metagênese. Na metagênese, ocorre a alternância de gerações, ou seja, na reprodução há uma fase sexuada e uma fase assexuada. No exemplo dos Cnidários, temos a fase medusoide, medusas de vida livre, que possuem gametas que se fundem formando um zigoto.
As briófitas são plantas que geralmente apresentam pequeno porte e destacam-se pela ausência de vasos condutores, sendo, portanto avasculares. As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares.