Pelo relato, ela acredita que pode se tratar de uma dermatite, que pode ser alérgica ou irritativa –a última geralmente é relacionada a sabonetes, detergentes e produtos de limpeza em geral. Mas o problema também pode ser uma desidrose (doença que provoca pequenas erupções na pele) ou até psoríase.
Elas podem ser causadas pela sensibilidade, parte do stress, uso excessivo do sabonete ou, até mesmo, pelo contato com papéis e documentos, além das pessoas que digitam muito. Essas atividades deixam o pH da pele mais ácido.
Mãos e unhas ressecadas naturalmente causam as pelinhas. “Você obtém cutículas ressecadas pelas mesmas razões que tem a pele seca, ou seja, tempo muito seco ou frio, excesso de exposição à água…”, relata Dana.
A solução mais viável, segundo a dermatologista, seria afastar-se das atividades para recuperar as impressões digitais. “O ideal seria, sempre que possível, usar luvas adequadas, de preferência forradas de algodão”, explicou. A médica orientou a usar cremes hidratantes emolientes com mais frequência.
Como hidratar cutículas ressecadas: 5 dicas para acabar com as peles secas ao redor das unhas
O que é possível fazer que as mãos continuem descamando? Hidratar com bastante frequência e diminuir o uso do álcool gel em casa. "Em alguns casos, é preciso consultar um dermatologista para verificar se o problema já se transformou em uma dermatite.
Você tem uma descamação como esta? Muita gente associa à “ácido úrico” ou “ureia alta”. Mas, na verdade, trata-se de uma micose superficial. Esta micose é uma infecção por fungo que se alimenta da proteína QUERATINA, existente em células mortas da pele.
Uma boa forma de eliminar o inchaço dos tornozelos e dos pés é tomar um chá diurético, que ajude a combater a retenção de líquidos, como o chá de alcachofra, chá verde, cavalinha, hibisco ou dente de leão, por exemplo.