· Pirâmide de base Octogonal: Caracteriza-se por ter oito faces triangulares e uma base octogonal. Também possui dezesseis arestas e nove vértices.
Um prisma de base octogonal tem 16 vértices, 24 arestas e 10 faces. Vamos relembrar o que diz a Relação de Euler. A relação de Euler nos diz que a soma da quantidade de vértices com a quantidade de faces é igual à soma da quantidade de arestas com duas unidades.
Resposta. Um prisma decagonal 20 vértices, 12 faces e 30 arestas.
O prisma retangular (paralelepípedo) tem todas as faces em formato de retângulos. Ele possui as mesmas características do cubo: 8 vértices, 12 arestas e 6 faces. O prisma pentagonal possui esse nome pois suas bases são em forma de pentágonos. Ele possui: 10 vértices, 15 arestas e 7 faces.
Resposta: O número de faces é sempre igual ao número de lados do polígono da base mais dois. O número de arestas é sempre igual ao triplo do número de lados do polígono da base. O número de vértices é sempre igual ao dobro número de lados do polígono da base.
Cada vértice da face superior forma 3 diagonais internas com vértices da face inferior.
Divide-se por dois pois a diagonal Vi — Vi+3 = Vi+3 — Vi, foi contada 2 vezes. Cada um dos "n" vértices de uma base pode se combinar com "n-3" outros da base oposta, isto é com "n" menos o que forma a aresta com ele mesmo e outros dois vértices da base oposta que formam diagonais das faces e não as espaciais do prisma.
Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces. Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.