Mas, uma vez que você desmascara um psicopata, a imagem que você passa a ver é muito feia e profundamente perturbadora.
Um psicopata parecer uma pessoa carismática e comum. Comumente eles parecem ser:
Os psicopatas não se envolvem amorosamente. Eles apenas estudam empaticamente o comportamento da vítima para poder prever suas ações e como conquistar. Eles simulam o envolvimento. Conseguem seus objetivos.
Patologias à parte, toda boa moça deste mundo já teve uma experiência com o "psicopata", em seu sentido proverbial ... Enfim, aquele cara meio maluco, confiante, cheio de si e de amores, mas que no fundo é nada menos que um bom manipulador. E existem mulheres que já se envolveram com caras que, psicopatas ou não, precisam de ajuda médica.
Em alguma ocasiões, a pessoa com características psicopatas podem ter ataques repentinos e intensos de raiva quando estão sendo criticados o quando algo não sai conforme planejado.
As pessoas com traço de psicopatia costumam achar que devem ser o centro das atenções, já que se consideram superiores, podendo esse comportamento ser descrito como narcisismo. Além disso, possuem uma percepção irreal de que as demais pessoas o adiram e podem até diminuir o esforço e êxito de outras pessoas.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Os psicopatas tendem a tomar atitudes impulsivas sem ter consideração por outras pessoas e sem pensar nos prós e contras de determinadas ações e, por isso, podem cometer atos ilegais e que proporcionem recompensa imediata.
Existem outras terapias, como a familiar e interpessoal, que ajudam a pessoa com características psicopatas a melhorar suas relações sociais. A dificuldade para tratar os psicopatas está no fato de que as próprias pessoas não se identificam com as características, muitas vezes julgando que seu comportamento é normal e não admitindo que possuem traços de psicopatia, o que faz com que não busquem ajuda psiquiátrica.
A psicopatia pode acontecer devido a alterações cerebrais, fatores genéticos e traumas na infância, como abuso sexual ou emocional. O diagnóstico de psicopatia é feito por um psiquiatra baseado no "Teste de avaliação de psicopatia de Hare ou PCL-R", em que são avaliadas as características do comportamento da pessoa.
Portanto, quando uma mulher fica com um psicopata “por causa dos filhos”, geralmente é porque ele destruiu sua identidade a tal ponto que ela se sente vazia e perdida sem ele.
Às vezes de maneira estranha e em circunstâncias inadequadas, mas mesmo isso pode parecer, a princípio, como uma bênção. Entretanto, por dentro, um psicopata é sempre um indivíduo:
Os psicopatas fazem o que querem, quando querem. Isso pode resultar em traições, mentiras e roubos "só porque deu vontade". Eles também podem ser sexualmente promíscuos, mantendo diversos relacionamentos e casos extraconjugais. Além disso, um psicopata pode abandonar o emprego de uma hora para a outra — porque não estava à altura dele, obviamente.
É importante dar um passo para trás se alguém parece estar espelhando cada movimento seu, e de uma forma perfeita demais.
Pode ser que a pessoa seja uma boa combinação, e a sensação de “voar alto” seja porque ela é genuinamente alguém vibrante, carismático, autêntico e com integridade.
No entanto, é importante desacelerar, já que esse sentimento de “voar alto” é algo que o psicopata costuma criar nos estágios iniciais de um relacionamento.
Os relacionamentos não são perfeitos e exigem esforço para se sustentar. Portanto, se alguém está vendendo uma relação onde você não precisa se esforçar, desconfie.
Portanto, é fundamental descobrir se a pessoa é genuína antes de ser enganada pelo espelhamento.
De onde vem a motivação para esse espelhamento, ou cópia de traços? Esse comportamento do psicopata é visto de algumas maneiras diferentes:
O psicopata sabe compreender o estado emocional e conhecer a perspectiva de outra pessoa em determinada situação, o que é uma vantagem, já que o ajuda a identificar as pessoas emocionalmente vulneráveis. No entanto, são incapazes de vivenciar o que a outra pessoa está sentindo.
A psicopatia e a sociopatia são consideradas transtornos de personalidade antissocial, no entanto podem ser diferenciadas através da sua gravidade, em que a psicopatia é uma forma mais grave da sociopatia. Ou seja, enquanto o psicopata é calculista, bem-sucedido e charmoso ao mesmo tempo que é manipulador e impulsivo, o sociopata costuma ser irresponsável, mantém comportamento de risco e descumpre as leis e as normas impostas pela sociedade.
Lembre-se, entretanto, de que pelo menos as feridas têm chance de cicatrizar. Por outro lado, viver com um psicopata é como viver com uma gangrena crescente que expõe toda a família, especialmente crianças jovens e impressionáveis, ao seu mal contagioso.