Quando Saber Se O Beb Encaixou?

Quando saber se o beb encaixou

Posição cefálica é quando o bebê está encaixado na região do quadril e de cabeça virada para baixo, apontando para o canal vaginal. Essa é a posição mais favorável para que o parto vaginal decorra sem complicações. 

Como saber se o bebê encaixou

A expectativa pelo nascimento deixa a futura mamãe cada vez mais ansiosa. Conforme se aproxima o dia do parto, mais a gestante tem perguntas. Quando e como o bebê se encaixa no lugar certo para nascer são dúvidas frequentes.

O que normalmente acontece é o bebê encaixar em torno da 36ᵃ semanas de gestação, mas, caso a mulher já tenha tido filhos isto costuma ocorrer mais tarde, talvez até na hora do parto.

E se o bebê não virar de cabeça para baixo?

E se o bebê não virar de cabeça para baixo?

Deitar no chão com as pernas dobradas e depois elevar o quadril até à altura máxima que se conseguir. Se necessário, colocar uma almofada por baixo das costas para ajudar a ficar com o quadril elevado. Deve-se ficar nesta posição cerca de 5 a 10 minutos e fazer 3 vezes por dia.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Para ajudar o bebê a virar de cabeça para baixo e ficar em posição cefálica, a grávida pode fazer uma série de exercícios de acordo com a orientação do obstetra a partir de 34 semanas de gestação.

Bebê encaixado é sinal de parto normal?

Colocar um colchão ou almofada no chão. Na posição de quatro apoios, baixar a cabeça e levantar o bumbum, ficando apenas com a cabeça e os braços apoiados no chão. Deve-se ficar nesta posição durante 10 minutos, e repetir o exercício cerca de 3 a 4 vezes por dia.

Perante esta situação, o obstetra pode recomendar a realização de exercícios que estimulam a virada do bebê, ou realizar uma manobra designada por Versão Cefálica Externa, em que o médico coloca as mãos na barriga da gestante, virando lentamente o bebê para a posição correta. Caso não seja possível realizar esta manobra, é possível que o bebê nasça em segurança, através de uma cesárea ou de um parto pélvico.

A importância de relaxar a musculatura

A importância de relaxar a musculatura

Algumas grávidas podem não detetar qualquer sinal ou sintoma, porém, prestando alguma atenção, existem alguns sinais de que o bebê se encontra na posição cefálica, que podem ser facilmente percebidos, como:

Quando o bebê fica na posição cefálica antes do nascimento, o parto pode ser feito de forma natural. Além disso, essa posição ajuda a diminuir o risco de diminuir o risco de displasia congênita do quadril no bebê, que é o deslocamento da articulação do quadril.

Embora os sintomas possam ajudar a mãe a perceber que o bebê virou de cabeça para baixo, a melhor forma de o confirmar é através da realização de um ultrassom e de um exame físico, durante uma consulta com o obstetra.

Como saber se o bebê encaixou?

Colocar uma almofada no chão, perto da cama ou do sofá e com os joelhos dobrados em cima da cama ou do sofá, inclinar o corpo para a frente até chegar com as mãos no chão. Apoiar a cabeça nos braços, que devem estar em cima da almofada e manter os joelhos firmes na beira da cama ou do sofá.

Geralmente, o bebê vira sem problemas por volta da 35º semana, porém, em alguns casos, pode não virar e ficar de cabeça para cima ou deitado na transversal, sendo necessário realizar uma cesárea ou um parto pélvico. Saiba como é o parto pélvico e quais os riscos.

Embora seja raro, em alguns casos, o bebê pode não virar de cabeça para baixo até à 35ª semana de gravidez. Algumas das causas que podem aumentar o risco disso acontecer são a existência de gravidezes anteriores, alterações na morfologia do útero, ter líquido amniótico insuficiente ou em excesso ou estar grávida de gêmeos. 

Como se preparar para os exercícios

Além disso, a grávida também pode ouvir o batimento cardíaco do bebê, perto da parte inferior da barriga, através de um doppler fetal portátil, o que também é um sinal de que o bebê está de cabeça para baixo. Saiba o que é e como usar o doppler fetal portátil.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Com quantas semanas o bebê encaixa?

Para saber se o bebê encaixou, o médico pode fazer uma palpação do abdômen, para verificar se a cabeça começou a encaixar. Se três ou quatro quintos da cabeça se sentirem acima do osso púbico, o bebê não está encaixado, mas se se sentir apenas um quinto, significa que o bebê já está profundamente encaixado.

Se mesmo ao realizar estes exercícios o bebê não virar sozinho, o médico pode optar por fazer uma versão cefálica externa, que consiste em virar o bebê através de manobras específicas na barriga da gestante. Neste caso, o médico administra pela veia um remédio para evitar as contrações e usa uma técnica para que o bebê dê uma cambalhota dentro do útero, ficando de cabeça para baixo.

No entanto, a posição sentada do bebê não contraindica totalmente o parto normal, e com a ajuda devida, a mulher pode conseguir dar a luz ao bebê nesta posição. Veja como é o parto pélvico e quais os riscos deste procedimento.

O que é dorso do feto?

Para facilitar o entendimento: o dorso equivale à coluna do feto. Já a posição posterior é quando a nuca do bebê está “apoiada” na coluna da mãe, enquanto, na anterior, a nuca está apontando para a sua pelve.

Quando o bebê está encaixado ele mexe menos?

a medida que o feto cresce naturalmente a relação conteúdo/continente ficará alterada, portanto pode dar a impressão de menor movimentação fetal. O encaixe não provoca grande alteração na movimentação.