Quando Ocorre A Respiraço Da Planta?

Quando ocorre a respiraço da planta

Eu quero que você respire fundo, então deixe sair. Respirar pode ser a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em respiração, mas a respiração no nível celular é mais do que apenas a troca do oxigênio que você ingere e do dióxido de carbono que você libera. Na verdade, a respiração celular é crítica para a sobrevivência de um organismo porque é a conversão de açúcares em energia utilizável.

Esta equação para respiração parece familiar? Deveria, porque é exatamente o oposto da fotossíntese! Em vez de construir açúcares a partir da energia, estamos transformando os açúcares em energia. Legal né?

Translate

As plantas podem não comer sanduíches no almoço, mas a luz do sol que fornece seu alimento é igualmente essencial para sua sobrevivência. Durante a respiração celular , as plantas coletam energia dos açúcares da fotossíntese. Os açúcares são decompostos e a energia na forma de moléculas de ATP é usada para conduzir os processos celulares. As plantas não correm maratonas, mas suas células ainda precisam de energia para crescer, se reconstruir e se reparar - assim como as nossas.

Ola professora, adorei todas as informações sou professora do Ens Fundamental e na hora da interação em sala surgem muitas dúvidas. Gostaria que esclarecesse um pouco mais sobre o processo de respiração é o inverso da fotossintese? Porque na fotossintese a planta libera oxigênio e absorve gás carbonico e na respiração como ocorre?

Você pode se interessar também

Você pode se interessar também

Olá Prezada Professora Ana Maria! Adorei sua explicação! Tenho uma apresentação segunda-feira 13/06/016 sobre respiração das plantas e estou aterrorizada, minha professora é muito exigente e irá fazer muitas perguntas sobre o assunto, peço encarecidamente se a senhora poderia me explicar de uma maneira que eu absorva melhor o conteúdo... Desde já agradeço!

O processo respiratório ocorre de maneira controlada, em três estágios diferentes: a glicólise, ciclo do ácido cítrico (Ciclo de Krebs ou ciclo do ácido tricarboxilico) e a cadeia mitocondrial transportadora de elétrons (ou fosforilação oxidativa). Estes processos ocorrem em diferentes locais subcelulares.

Resumo da lição

A fosforilação oxidativa ocorre na membrana interna da mitocôndria e usa a cadeia de transporte de elétrons , que é exatamente o que parece - uma cadeia de proteínas e portadores de elétrons que transportam elétrons. Lembre-se das moléculas NADH e FADH2 produzidas no ciclo de Krebs? Esses "táxis" de elétrons, junto com quatro proteínas que ficam na membrana, moléculas de oxigênio e dois portadores de elétrons, movem os elétrons por uma "escada" de energia, liberando íons de hidrogênio para o exterior da membrana à medida que avançam.

Esses transportadores de elétrons são usados ​​na fase final da respiração celular chamada fosforilação oxidativa . Esta etapa é onde a maior parte da energia (ATP) é gerada, o que significa que é aqui que a planta obtém a maior parte de sua energia dos açúcares produzidos durante a fotossíntese. Para colocar em perspectiva, a glicólise e o ciclo de Krebs combinados produzem apenas 4 moléculas de ATP. Mas, a fosforilação oxidativa produz 28 moléculas de ATP incríveis! Como você pode ver, este estágio final é muito importante quando se trata de coletar energia.

Simulado Biologia

Simulado Biologia

A respiração celular requer oxigênio e libera dióxido de carbono e ocorre em três fases principais. A primeira é a glicólise , que, fiel ao seu nome, significa dividir as moléculas de açúcar. As duas moléculas de piruvato deixadas em seu lugar vão para a segunda fase, o ciclo de Krebs . Após duas voltas completas deste ciclo, dois importantes transportadores de elétrons seguem para a terceira e última fase, a fosforilação oxidativa . Por meio da cadeia de transporte de elétrons e da quimiosmose, a maior parte do ATP da respiração celular é gerada. No final, a planta fica com energia utilizável para suas células, o que permite que a planta se repare, cresça e se desenvolva.

Antes de entrarmos no próprio processo de respiração celular, vamos dar um passo atrás para discutir por que a respiração é tão importante. Já sabemos que a respiração converte açúcares em energia utilizável, mas para que é usada essa energia?

Oi quero tirar duas duvidas do 4 ano pra minha mana;1-o que acontece durante a respiraçao das plantas.E a 2-Oque acontece durante a transpiraçao das plantas.ME AJUDA POR FAVOR, ME RESPONDA JA.

Count per Day

Quando você come um sanduíche no almoço, seu corpo quebra isso e, em seguida, converte esses nutrientes em energia que suas células podem realmente usar. As plantas não comem sanduíches, mas obtêm seu alimento na forma de luz solar. No entanto, esse alimento não se transforma em energia magicamente apenas porque a planta recebe luz solar. Ela precisa processar a luz do sol, transformá-la em açúcares e, em seguida, transformar esses açúcares em energia que as células da planta possam usar, assim como seu corpo faz com o sanduíche. Embora a fonte possa ser diferente, o objetivo final é o mesmo para plantas e animais.

Existem três etapas envolvidas na respiração das plantas com as quais precisamos estar familiarizados para entender melhor o processo. A primeira é a glicólise , que divide uma molécula de glicose em duas moléculas de piruvato. Esta etapa ocorre no citosol , ou fluido interno da célula. Para lembrar o nome desta primeira etapa, lembre-se de que estamos dividindo a glicose e 'lise' significa quebrar. Digno de nota, com a glicólise é que ela não produz muita energia (na forma de moléculas de ATP), nem requer oxigênio para ocorrer; no entanto, esta é a única etapa sem esse requisito.

O que é respiração?

Então, vamos cavar um pouco mais fundo para ver do que se trata a respiração celular nas plantas.

Olá, tenho um trabalho para apresentar sobre respiração das plantas, ja aconteceu uma sequência de apresentações; o ultimo foi Fotossíntese, estou perdida não sei por onde começar, pode me ajudar?

Count per Day

Descrever o ciclo de Krebs completamente exigiria uma aula inteiramente separada, possivelmente alguns dias sentado em uma sala de aula de biologia. Não estou aqui para colocá-lo para dormir, então deixe-me resumir explicando assim: este ciclo é onde, por meio de uma sequência de etapas repetidas, os açúcares que a planta criou na fotossíntese são quebrados quimicamente até que sua energia seja liberada em as células da planta. É catalisado por enzimas, requer oxigênio e geralmente requer duas execuções completas do ciclo para ser concluído. No final, a planta fica com 2 moléculas de energia (ATP), dióxido de carbono e dois transportadores de elétrons chamados NADH e FADH2 .

A próxima etapa ao longo da via respiratória é o ciclo de Krebs , também chamado de ciclo do ácido cítrico. Esta etapa envolve a oxidação das moléculas de piruvato produzidas na glicólise e ocorre na mitocôndria da célula.

Quais as etapas da respiração celular e onde elas ocorrem?

A respiração celular ocorre nas mitocôndrias, em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa. ... O processo de respiração celular ocorre em organelas denominadas mitocôndrias.

Como é feita a respiração celular das plantas?

Nas plantas, o oxigênio entrará por estruturas chamadas de estômatos. A respiração celular é um evento complexo, mas, de maneira resumida, podemos dizer que nele ocorre uma reação entre a glicose e o oxigênio, gerando, no final, gás carbônico, água e energia.