O excesso de líquido que estava no sangue, ao encontrar a resistência do retorno, extravasa pela parede dos vasos, causando o inchaço dos pés e pernas. Sem pânico - Esse é um inchaço normal da gravidez e que as mamães podem ficar despreocupadas.
No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.
Em quanto tempo, em média, o corpo da mulher volta ao normal depois do parto? Por quê? “Durante a gravidez, a mulher sofre uma avalanche hormonal que se restabelece geralmente após seis meses, que é o tempo médio para a volta ao corpo original”, disse a dermatologista Meire Gonzaga, do Femme Laboratório da Mulher.
Usar uma cinta após o parto ajuda os músculos do abdome a voltar a sua posição normal e os órgãos internos ficam mais bem posicionados. Prefira modelos de tecidos mais naturais e sem arames. É aconselhável usar durante cinco meses.
De acordo com a ginecologista obstetra Isabel Nogueira, a mulher está liberada para a prática de exercícios físicos em cerca de 30 a 45 dias depois de uma cesárea.
Os exercícios para depois da cesárea servem para fortalecer o abdômen e a pelve e combater a flacidez da barriga....Exercícios após 6 semanas da cesárea
Recomendo tarefas leves e em geral, um período de 30 a 60 dias deve ser evitado! Entretanto, o próprio organismo irá testar seu limite durante a recuperação, porém, procure evitar esforços.
Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.
Outro fato muito importante esclarecer é sobre a alimentação, no pós-parto a mulher deve sim tomar mais cuidado com os alimentos que consome, não só por sua recuperação e cicatrização em caso de cesárea ou pontos da epísio, mas sim porque todo alimento ingerido será passado pelo leite para o bebê.
Praticamente não há restrição alimentar para as grávidas que vão fazer cesárea. As recomendações são as mesmas de toda a gravidez: tentar deixar o corpo bem hidratado e com sais minerais e vitaminas suficientes para o desenvolvimento do bebê. Mas, no dia do parto, deve estar em jejum.
Antigamente se acreditava em uma crença de que o sangramento poderia reverter da vagina para a cabeça, deixando a mulher louca, o que não passa de um mito popular. No resguardo não há problema nenhum em manter a higiene em dia lavando os cabelos.