EQST

Quando Nasceu A Literatura Infantil No Brasil?

Quando nasceu a literatura infantil no Brasil?

Considerando que as obras adaptadas eram de origem europeia, o primeiro registro de literatura infantil brasileira dá-se pelas mãos de Monteiro Lobato, em 1920, com a obra A menina do narizinho arrebitado (CADEMARTORI,1986).

Como foi criada a literatura?

Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nômades, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.

Como era a literatura infantil antigamente?

Até bem pouco tempo, a Literatura Infantil era vista como um gênero secundário, sendo considerada pelo adulto como algo pueril, parecido com um brinquedo. Sempre esteve mais ligada à pedagogia do que à arte.

Em que século surgiu a literatura infantil?

A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutu- ra maniqueísta, a fim de demarcar clara- mente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.

O que é literatura infantil brasileira?

A literatura infantil é um gênero literário definido pelo público a que se destina. Certos textos são considerados pelos adultos como sendo próprios à leitura pela criança e é, a partir desse juízo, que recebem a definição de gênero e passam a ocupar determinado lugar entre os demais livros.

Qual a verdadeira dimensão da literatura infantil no ambiente escolar?

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. ... Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.

Qual a importância da arte e da literatura infantil no ambiente escolar?

Uma maneira de compreender o mundo é através da literatura infantil, sua função é exatamente fazer com que a criança tenha uma visão mais ampla de tudo que a rodeia, tornando-a mais reflexiva e crítica, frente à realidade social em que vive e atua, desenvolvendo seu pensamento organizado.

Como você vê o uso da literatura infantil como recurso na sala de aula?

RESUMO: A literatura infantil possibilita às crianças novas experiências com a linguagem e com os sentidos, ou seja, proporciona um melhor desenvolvimento linguístico, cognitivo, emocional e sociocultural.

Como trabalhar com a literatura infantil na sala de aula?

Literatura infantil: confira 5 dicas de como trabalhar em sala de...

  1. O professor é a peça principal na construção do aprendizado. ...
  2. A linguagem teatral é um facilitador no ato de contar histórias (Foto: freepik).
  3. Explorar a parte tátil do livro, faz com que as crianças criem um vínculo com a literatura infantil (Foto: pressfoto / Freepik).

Qual a importância da literatura infantil e juvenil na sala de aula?

A literatura infantojuvenil pode apoiar o aprendizado na escola e contribuir para o desenvolvimento da postura cidadã e de valores dos alunos. Por isso, não se pode menosprezá-la, já que ela também faz parte do processo de formação de qualquer pessoa. ... Gostou de ler sobre a importância da literatura infantojuvenil?

Qual a importância da literatura na sala de aula?

A literatura tem um papel de extrema importância na formação dos indivíduos. Ela é a responsável por estimular a criatividade, a imaginação e por auxiliar na construção de diversos conhecimentos. Por isso, é fundamental que o corpo docente das escolas reconheça a sua relevância para o desenvolvimento dos alunos.

Qual a importância de trabalhar com texto literário na educação infantil e no ensino fundamental?

Muito além da alfabetização: a importância do contato com a literatura na infância. Ampliar o vocabulário, trabalhar sentimentos e alfabetizar são alguns dos objetivos geralmente ligados à leitura de textos literários na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

O que é um texto literário?

O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. ... Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.

Em que a leitura pode nos ajudar?

Esse hábito é uma das melhores atividades para manter o cérebro e as competências mentais em forma. A leitura também reforça as habilidades sociais e a empatia, trazendo bem-estar e qualidade de vida. Isso sem falar do conhecimento obtido que se transforma em boas memórias, como resultado da experiência.