“Tem uma urgência odontológica e precisa encontrar um dentista 24 horas mais próximo de você? Fique tranquilo. Separamos aqui tudo o que você precisa saber para encontrar um dentista e como cuidar do seu problema enquanto não encontra.”
Além disso, caso o paciente tenha hábitos específicos, como fumar, ou apresenta predisposição para alguns problemas, como o tártaro, o dentista pode solicitar consultas mais frequentes. Por isso, o ideal é sempre consultar o profissional para definir a melhor forma de cuidar da saúde bucal.
Em outras situações, a dor de dente pode ser causada por uma hipersensibilidade dentária ou sinusite. Nesses casos, o profissional de odontologia é o mais indicado para averiguar e fazer o diagnóstico dessas situações.
Vivenciar momentos que necessitam de uma emergência odontológica é extremamente ruim, por isso é necessário estar preparado para esses tipos de ocasiões para evitar ficar sofrendo com dor por dias.
Existem muitas situações que podem fazer com que você precise de um dentista com urgência. Seja por um dente quebrado, dor de dente intensa que mesmo tomando remédios não passa, por ter um sangramento na boca que não estanca… enfim.
Os Alinhadores Invisíveis são muito interessantes por serem discretos, promovendo um Tratamento Ortodôntico de alta qualidade e sendo praticamente imperceptível nos Dentes. Além disso, eles
Nesse caso, para realizar uma limpeza profunda, é necessário ir ao dentista, pois, esse profissional tem ferramentas especiais, capazes de raspar região do dente localizada abaixo da linha da gengiva. Assim, é possível remover placa bacteriana e tártaro, evitando o surgimento de doenças, como a gengivite cárie e mau hálito.
O dentista pode atender em consultórios particulares, postos de saúde e hospitais, e alguns dos problemas tratados por esse profissional incluem cárie, dor de dente, gengivite, mordida cruzada e câncer de boca.
Tenha uma lista de contatos com números de dentistas mais próximos à você. Uma dica é criar uma lista com vários consultórios, clínicas e dentistas de emergência 24 horas, porque nem sempre você vai poder ir até o seu dentista.
A consulta Odontológica também serve para avaliar o estado bucal quando você tem a intenção de realizar algum procedimento Odontológico, como clareamento dental, implantes ou o uso de Aparelho Ortodôntico.
Esse é o caso da placa bacteriana ou do tártaro, que podem ficar na superfície dos dentes. Após a remoção desses resíduos, que é totalmente indolor e não invasiva, o profissional realiza a escovação com equipamentos profissionais e pode aplicar uma dose segura de flúor.
A frequência ideal dependerá de cada caso. Para fazer consultas preventivas e garantir que a saúde bucal está em dia, o indicado é visitar o dentista a cada 6 meses. Já quem está em tratamento de controle de cárie, principalmente crianças, deve marcar uma consulta a cada 4 meses.
A principal importância de ir ao Dentista com frequência é avaliar a situação Odontológica com um profissional apto para essa tarefa. Mas o que isso significa na prática?
Esteja preparado pesquisando clínicas dentárias locais antes que seja necessário. Verifique quais desses dentistas perto de você está aberto aos domingos, quais são dentistas 24 horas e oferecem tratamento a qualquer hora do dia e quanto custa uma consulta de emergência.
Os problemas bucais podem causar sintomas que nem sempre são relacionados aos dentes. Você sabia que a mordida cruzada pode trazer dores de cabeça ou quadros de gastrite? Ela deve ser tratada com aparelhos ortodônticos e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos.
Os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para prevenir problemas e fazer todos os tratamentos necessários, a fim de evitar complicações. No entanto, muitos pacientes têm dúvidas sobre quando ir ao dentista e acabam negligenciando as consultas, o que pode resultar em algumas consequências graves.
Na maioria dos casos, é recomendada a realização da limpeza com um profissional a cada 6 meses — e pode ser acompanhada da consulta Odontológica, se você preferir. Esse é um procedimento simples, que tem como objetivo remover resíduos que se acumulam nos seus dentes e podem acarretar prejuízos à saúde bucal a longo prazo.
Saber quando ir ao dentista e comparecer nas datas marcadas é essencial para fazer as limpezas e todos os tratamentos preventivos, além de permitir o diagnóstico precoce de problemas bucais, como inflamações, lesões ou câncer bucal.
Analgésicos e remédios que temos em casa podem ajudar a aliviar a dor de dente até a hora da consulta com o dentista. Tome paracetamol ou dipirona em vez de ibuprofeno ou aspirina, pois estes podem afinar o sangue e fazer com que o sangramento se agrave.