Infecção Os caroços atrás da orelha podem ser provocados por infecções na garganta ou no pescoço, como faringite, resfriado, gripe, mononucleose, otite, conjuntivite, herpes, cáries, gengivite, ou sarampo, por exemplo.
Principais sintomas
O principal sintoma é o aumento das glândulas salivares, conhecidas como parótidas, por isso chamado de parotidite, que pode ser unilateral ou bilateral, ou seja, de um lado ou dos dois do rosto. Inicialmente, pode haver dor no ouvido e dor ao mastigar e posteriormente ocorre edema (inchaço) da região.
As infecções nas glândulas parótidas são bastante frequentes e podem ocorrer por causas virais e bacterianas. A Caxumba, por exemplo, é uma infecção viral muito comum e que ocorre principalmente em indivíduos jovens.
Dor no maxilar (parte inferior) e inchaço parecido com caxumba, o que pode ser ? Geralmente, a parotidite, cuja a caxumba é uma das causas, além de aumentar e deixar dolorida a região abaixo da mandíbula, acomete a região perto da orelha também. Então é preciso ir ao médico para ver necessidade de fazer exames.
Algumas precauções diárias, como evitar comer alimentos duros ou que exijam esforço na mastigação, e optar por alimentos mais moles, podem ser uma solução para amenizar as dores. Uma outra opção é colocar uma compressa de gelo no local da dor por 15 minutos, podendo ser repetida mais de uma vez ao dia.
Linfonodos, cistos e alergias podem causar a formação desses nódulos. Um nódulo pode aparecer em qualquer lugar da área macia, abaixo do queixo e da mandíbula. O nódulo pode ser grande, pequeno, firme ou macio, dependendo da causa. A pele ao redor pode se encontrar tensa e sensível, ou até dolorosa.
Como é feito o tratamento: é feito com remédios analgésicos como o paracetamol ou dipirona, anticonvulsivantes como carbamazepina ou gabapentina, relaxantes musculares como diazepam ou baclofeno ou antidepressivos como a amitriptilina. Além disso, também pode ser necessário recorrer a cirurgia.
Em boa parte dos casos, as dores e desconfortos no maxilar estão ligados ao desgaste da articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula aos ossos temporais do crânio. O problema pode ser leve e de fácil resolução, mas, em alguns casos, pode indicar algo mais grave.