O PCN tinha como orientação a seguir nos currículos escolares do país, por isso foi criado os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN nos anos de 1997 e 1998, em seguida em 1999 foi disposta para o ensino médio pelo Ministério da Educação e Desporto - MEC.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental foram os primeiros a ser definidos pelo Ministério da Educação (MEC) e a virem a público no final de 1995, quando uma versão preliminar foi encaminhada para consulta e avaliação a professores e acadêmicos de várias ...
1997. São consolidados, em dez (10) volumes, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, apontados como referenciais de qualidade para a educação brasileira.
Os PCN são um guia curricular organizado por disciplinas e por ciclos. O ensino fundamental é dividido em quatro ciclos, cada um composto por dois anos letivos. ... Essas disciplinas são consideradas fundamentais para que os alunos possa adquirir o conhecimento relevante e socialmente necessário.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua Portuguesa. Brasília: MECSEF, 1998. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Matemática. Brasília: MECSEF, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.
Sobrenome do autor. Primeira palavra do título quando esta inicia a referência ( ex.: O MARUJO) Entidades coletivas (na entrada direta) Nomes geográficos (quando anteceder um órgão governamental da administração: Ex: BRASIL.
f) Órgão da administração (federal, estadual ou municipal) como autor. A entrada da referência é feita pela própria denominação do órgão, quando esta for especí- fica; se a denominação for genérica, inicia-se a referência pelo nome do órgão superior ou pelo nome da jurisdição geográfica à qual pertence a unidade.
• Artigo de boletim informativo, sem autor o Trabalhos sem autoria devem ser listados em ordem alfabética pela primeira palavra do título (neste caso, “Muralha”). o Na citação, utilize o título abreviado (ou inteiro caso seja curto) entre aspas para citação entre parênteses (“Muralha de D. Dinis”, 2014).
Citação de entidade Quando a autoria for atribuída a uma entidade, cita-se o nome de acordo com a forma em que aparece na lista de referências, podendo ou não ser abreviada.
SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal, local, dia, mês e ano. nº ou título do caderno, seção ou suplemento, página inicial e final.
Caderno de atenção domiciliar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 2 v. : il. Volume 1: ISBN 1966-7 Volume 2: ISBN 2023-6.
SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do manual. Título do manual: subtítulo (se houver). Tradutor (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação, total de páginas.
4.
Artigo e/ou matéria de revista, boletim, jornal, etc. Título do artigo. Título do periódico, (abreviado ou não), cidade de publicação, seguido do número do volume, seguido do número do fascículo, mês abreviado(se houver).
Sem local ou sem editora: caso o local de publicação não possa ser identificado na publicação, utiliza-se a expressão latina sine loco abreviada e entre colchetes [s.l.]. Igualmente, se não for possível identificar a editora, utiliza-se a abreviatura de sine nomine [s.n.].
De acordo com a NBR 6023 da ABNT, a referência dos documentos online citados em trabalhos acadêmicos deverá ser feita da seguinte forma: ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, local da publicação, volume, número ou fascículo.
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo. Título da revista, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial &ndash final do artigo, data.
5 dicas para referenciar fontes de autoria governamental
Para cada citação de site, na sua referência deve constar os seguintes dados:
Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.
Citação Direta