Quando Compro Uma Moto Usada O Que Tenho Que Pagar?

Quando compro uma moto usada o que tenho que pagar

A compra de uma moto usada, pode ser a alternativa perfeita para fugir dos altos preços. Mas, antes de ir atrás de modelos seminovos e usados, é importante ter alguns cuidados.

Agora que você já sabe qual moto usada comprar, vamos iniciar o divertido trabalho de pesquisas. Você pode começar o garimpo aqui mesmo no Motonline, procurando o modelo desejado no nosso classificados – que conta com milhares de motos, em todas as regiões do Brasil.

Notícias em destaque

O documento da moto deve estar em nome do vendedor ou da loja. Desconfie das "duplas transferências". Muitas vezes o vendedor alega que "descontará" a transferência do valor da moto, mas é um processo que poderá dar muito trabalho.

Um detalhe que muitas vezes passa despercebido por quem vai comprar uma moto usada é a qualidade da pintura. O brilho excessivo no veículo pode indicar duas coisas: o proprietário é muito cuidadoso ou a motocicleta passou por reparos recentemente. Dependendo do lugar em que está a pintura, isso pode ser um sinal de que ela passou por um acidente de trânsito.

Para fazer a transferência da moto é necessário cópia e original da CNH atualizada, comprovante de residência atualizado (por exemplo, água ou luz) e os documentos do veículo (CRV e CRLV, documento de compra e venda e o licenciamento anual, respectivamente) e o laudo de vistoria aprovado.

Artigos

Artigos

Você e seu mecânico já estão na loja ou casa do vendedor? Então, lembre-se que o ruído do motor deve ser uniforme, sem barulhos estranhos. Ainda, deixe-o ligado por algum tempo e procure por possíveis vazamentos nas juntas do cilindro, no cabeçote e escapamento. Também veja como está o nível e cor do óleo – afinal um motociclista cuidadoso irá trocar o óleo antes de colocar a moto à venda.

Para tanto, acesse o Departamento de Trânsito (Detran) e verifique se há pendências relacionadas à moto. Analise se o número do chassi confere com o apresentado no documento, se há restrições para uso da motocicleta e se ela já passou por algum acidente ou furto.

Notícias em Alta

Encontrou uma moto do seu agrado? Então saiba que tudo deve começar pelos documentos. Pegue os dados do Renavam e da placa e faça uma pesquisa no Detran local. Ela apontará possíveis irregularidades, como se o veículo está financiado (alienado), com o IPVA em atraso ou com multas pendentes. Também fique atento ao número do chassi (que fica no chassi, próximo a coluna de direção), para ver se ele não está raspado, e ao lacre da placa, que não deve conter violações.

O test drive não é importante apenas para quem adquire uma moto nova, mas também para a compra de uma usada. É com esse teste que você poderá identificar se gosta do modelo da motocicleta, dos sons que ela emite e se atende todas as suas expectativas. Afinal, depois fica mais difícil para trocar, certo?

Mais comentados

Mais comentados

O segundo, é com relação às pendências, referentes ao licenciamento e IPVA atrasados. Se o modelo tiver pendências, saiba que você terá que arcar com os custos. Sendo um gasto a mais, além de ser algo que deve impactar no preço.

Desse modo, inicie sua revisão em uma moto usada por uma olhada no estado da pintura do tanque, laterais, rabetas e para-lamas. Pontos de ferrugem não são bons sinais, pois podem representar despesas futuras. Os pneus devem estar em bom estado, com desgaste regular, porque o desgaste irregular aponta para desalinhamento na moto. Ainda, veja cuidadosamente os instrumentos do painel, que costumam ser peças caras.

Quais os cuidados necessários, ao se comprar uma moto usada?

Quedas de motos são normais e podem não ter tanta importância caso a motocicleta tenha passado por um bom trabalho de restauração. Porém, se este for o caso o vendedor irá deixar o assunto bem claro e não tentar escondê-lo.

Além disso, acorde sobre uma garantia com a outra parte, caso a moto venha a ter algum problema no futuro. Deixe tudo muito bem explicitado no contrato de compra e não esqueça nada.

Além disso, também atente para sinais visuais que correspondam à quilometragem dessa unidade. Se ela tiver mais de 100 mil quilômetros, por exemplo, obrigatoriamente deve mostrar alguns (ainda que pequenos) desgastes em itens como banco, pedaleiras, espelhos, manetes.

Dicas para comprar uma moto usada

Por que isso é importante? Se a moto estiver 40% abaixo da tabela, já é hora de ligar o "sinal de alerta" e desconfiar de que algo está errado. Afinal, por que alguém iria querer perder dinheiro? Se for o contrário e ela estiver muito acima, você ainda tem a chance de negociar o preço e receber um bom desconto.

clubmotor foi feito com muito carinho para todos que amam carros e motos. Em nosso site você encontrará noticias e avaliações atualizadas de todos os melhores modelos disponíveis para venda dentro e fora do Brasil.

O que observar antes de comprar uma moto usada?

E que se enquadre no seu biotipo. Como dissemos lá em 2012: ‘o biotipo do motociclista é importante, porque algumas pessoas muito altas não ficam confortáveis em motos baixas e vice-versa. Uma pessoa pesada e sedentária pode ter dificuldade ao pilotar uma moto grande e alta que exige força física, por exemplo. Ou seja, defina o que deseja antes de tudo’.

Ao fazer o pagamento, preencha o Certificado de Registro de Veículo (CRV) com assinatura e dados do comprador e vendedor e vá ao cartório para reconhecer as firmas (assinaturas). O cartório fará a comunicação de venda para o Detran. Isso evitará problemas futuros com cobranças de débitos ou mesmo responsabilidade civil e criminal após a venda.

Infomoto

Infomoto

O documento da moto deve estar em nome do vendedor ou da loja. Desconfie das “duplas transferências”. Muitas vezes o vendedor alega que “descontará” a transferência do valor da moto, mas é um processo que poderá dar muito trabalho.

Vale lembrar que as motos mais modernas têm luzes no painel para indicar sobre o funcionamento de diferentes itens, como a pressão do óleo ou o sistema de injeção. Sendo assim, se você perceber que essas luzes não se apagam ao virar a chave, é sinal de que existe algum problema.

Como faço para comprar uma moto usada?

10 dicas para comprar uma moto usada sem problemas
  1. Peça ajuda de um amigo que conhece motos para verificar se a moto está em bom estado. ...
  2. Verifique se a moto faz algum barulho fora do normal. ...
  3. Faça um test-drive antes de fechar negócio. ...
  4. Confira a documentação da moto para ter certeza antes de comprar uma "bomba"
Mais itens...•28 de mar. de 2011

Como passar o nome de uma moto para outra pessoa?

Os passos são:
  1. Entrega do CRV (Certificado de Registro do Veículo) preenchido por ambas as partes – comprador e vendedor. ...
  2. Comunicar ao Detran sobre a venda do veículo.
  3. Preencher o formulário de transferência, também disponível no portal da empresa.
Mais itens...•3 de dez. de 2020

O que devo fazer para comprar uma moto?

Seja zero km ou seminova, para comprar uma motocicleta os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de endereço. No caso das seminovas é fundamental checar se todas as taxas estão em dia: para o IPVA é adequado não só verificar o comprovante do pagamento atualizado como os dos dois anos anteriores.

Quem paga a transferência da moto?

A responsabilidade pela transferência é do comprador do veículo, o que deve ser realizado em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), no prazo de 30 dias da data da aquisição, nas imediações de seu município de residência.

Qual o banco que financia moto usada?

Em quais bancos consigo financiamento de moto usada? Conforme indicado na tabela é possível financiar motos usadas no Itaú, Caixa, Bradesco, Banco do Brasil e Banco Yamaha.

Quantos km aguenta o motor de uma Biz 125?

Apenas com gasolina, nas mesmas condições, a Biz percorreu 60,25 km/l, o que lhe garante autonomia de cerca de 300 km e despesa de 671,20 reais em abastecimentos para os 15000 km.