O Exército Brasileiro inicia na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, as inscrições do Concurso ESA 2021, processo seletivo da Escola de Sargento das Armas. A informação foi divulgada oficialmente nesta sexta-feira, 14, com o calendário de todo o processo seletivo da instituição de ensino. Vale ressaltar que o documento divulgado não é o edital, mas sim, o calendário com as datas de todo o processo seletivo.
Através desta etapa de recrutamento, inscreveram-se mais de 200 para a recém-criada vaga de astronauta (com deficiência física), e cerca de 5 400 / 24% de todos os candidatos a astronautas identificam-se como mulheres - em 2008, esse número era de 15,5%.
“O estabelecimento de uma reserva de astronautas, junto com a seleção de quatro astronautas e um astronauta com deficiência física, oferece mais oportunidades para os nossos candidatos do que nunca. No entanto, como pode ser visto pelos números iniciais, ainda existe uma grande competição por esses cobiçados papéis no espaço.”
Os registros no concurso ESA foram feitos entre os dias 07 de abril e 04 de maio de 2021. As inscrições seriam reabertas em 07 de junho de 2021, conforme publicação feita no Diário Oficial da União.
Embora os números ainda não sejam definitivos, os números iniciais indicam que mais de 22 000 pessoas enviaram uma inscrição para as vagas de astronautas da ESA. Durante a última chamada da ESA para astronautas em 2008, o número de candidatos que forneceram um atestado médico e finalizaram o seu formulário de inscrição online foi de 8.413.
A ESA é uma organização intergovernamental, criada em 1975, com a missão de moldar o desenvolvimento da capacidade espacial da Europa e garantir que o investimento no espaço traz benefícios aos cidadãos da Europa e do mundo.
O concurso ESA 2021 da Escola de Sargentos das Armas do Exército 2021, regido pelo edital n° 03/SCA,terá 1.100 vagas para os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) das Áreas Geral, Música e Saúde do Exército.
As inscrições foram realizadas no site da ESA ou de forma impressa para quem não tem internet (conforme estabelece o edital).
“Representar todas as partes da nossa sociedade é uma preocupação que levamos muito a sério. Estou ansioso para ver quais desses candidatos se juntarão ao nosso corpo de astronautas existente e ajudarão a contribuir para essa representação na Terra e no espaço.”
Além disso, no mesmo dia, está programada uma prova discursiva, composta por uma redação. Para mais detalhes sobre as provas, como a bibliografia completa, recomenda-se a leitura do edital.
A primeira dessas etapas é a triagem. Durante esta fase, as candidaturas serão avaliadas com base em todos os documentos apresentados, no formulário de candidatura e no questionário de avaliação preenchido como parte do processo de candidatura. As inscrições para o cargo de astronauta (com deficiência física) também passarão por exames médicos.
O edital completo do concurso ESA 2021 pode ser lido no site do Diário Oficial da União. Por lá é possível encontrar mais detalhes e informações sobre o concurso Exército ESA 2021.
O Director-Geral da ESA, Josef Aschbacher, afirma que a Agência procurou atrair uma vasta gama de candidatos através da sua campanha de recrutamento e aguarda com expetativa o desafio de selecionar os candidatos mais adequados para a Europa.
Os números finais sobre o número e a distribuição geográfica das solicitações serão divulgados assim que estiverem disponíveis. Atualizações regulares sobre a seleção de astronautas da ESA também serão fornecidas em esa.int/YourWayToSpace.
Os aspirantes a astronautas de toda a Europa aguardam o próximo passo na seleção de astronautas da ESA, após o encerramento a 18 de junho do primeiro período de inscrição da Agência em 11 anos.