A área do trapézio mede o valor da superfície dessa figura plana formada por quatro lados. O trapézio é um quadrilátero que possui dois lados e duas bases paralelas, sendo que uma é maior e outra menor. O trapézio é considerado um quadrilátero notável, de forma que a soma de seus ângulos internos corresponde a 360°.
No trapézio isósceles temos duas fórmulas ligadas a diagonal, sendo elas AB = CD e α = β. A propriedade do trapézio isósceles é que os lados opostos não paralelos são iguais, ou seja, a partir dessa afirmação, podemos extrair duas fórmulas, que são simples, porém úteis.
Propriedade : Dado um triângulo qualquer, a base média com extremos nos pontos médios de dois lados desse triângulo é paralela ao terceiro lado e a sua medida é igual à metade da medida desse terceiro lado.
No triângulo equilátero, a altura (h) do triângulo divide o triângulo em dois, dessa forma teremos dois triângulos. O lado que representa a base podemos chamá-lo de (l), e será dividido em dois pela a altura. Logo o lado da base será l / 2.
Por isso vale ressaltar que a base de um triângulo não é somente a que estiver “apoiada ao chão”. Podemos escolher qualquer lado como base. Se o triângulo for retângulo (um de seus ângulos mede 90°), a altura será igual a um de seus catetos, desde que a base seja o outro cateto.
Em todos os triângulos retângulos os ângulos internos são: um reto e dois agudos. Os vértices dos ângulos são representados na figura por “A”, “B” e “C”. Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h).
Como calcular a altura de um triângulo?
O teorema de Pitágoras afirma que, para qualquer triângulo retângulo com catetos de medida a e b e uma hipotenusa de comprimento c, a2 + b2 = c. Podemos usar essa equação para descobrir a altura de nosso triângulo equilátero.
Para calcular a superfície ou área do retângulo basta multiplicar o valor da base com o da altura. Portanto, o valor da área da figura é de 50 cm2.
Todo paralelogramo que possui os quatro ângulos internos congruentes é chamado de retângulo. Como a soma dos ângulos internos de um quadrilátero convexo é sempre 360º, então necessariamente os ângulos internos de um retângulo valem todos 90º.
Os mais importantes são os trapézios e os paralelogramos. Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados. Os polígonos, por sua vez, são figuras limitadas por segmentos de reta. Sendo assim, todos os lados de um polígono e, por consequência, de um quadrilátero são retos.