Tempo de Decomposição dos Materiais
Em 2019, no Brasil, 31,3% foi o percentual de produtos reciclados na categoria embalagens longa vida pós-consumo.
R$ 0,25
Ruben Rausing
As embalagens cartonadas são formadas por multicamadas com três constituintes principais: papel-cartão, folha de alumínio e plástico (polietileno). As embalagens cartonadas estão presentes na vida da maioria de nós, principalmente quando consumimos leite, iogurte, sucos, achocolatado, creme de leite e leite condensado.
As embalagens laminadas possuem estruturas com barreira, compostas de materiais diversos como polietileno, polipropileno, BOPP, poliéster. A melhor forma que as embalagens laminadas são expostas em lojas, supermercados, shoppings e também como embalagem de presente, já que ele tem aspecto metalizado.
Para reutilizar esses materiais que compõem a embalagem longa vida, eles precisam ser separados. O primeiro material a ser removido é o papel. Por isso, se você tiver que descartar a caixinha longa vida em um dos coletores específicos para plástico, papel, vidro ou alumínio, coloque-a no recipiente PAPEL.
Confira algumas dicas úteis de como reutilizar caixa de leite:
Uma caixa de leite tem em sua composição aproximadamente 75% de papel , 20% de plástico (polietileno de baixa densidade) e 5% de alumínio. Mesmo assim, todos os componentes podem ser reciclados, processo que ocorre a partir da separação das fibras de papel com as camadas de plástico e alumínio.
Cada embalagem é produzida por um tipo de material. Alguns deles podem ser reciclados como plástico, papel, vidro e metal. Alimentos são chamados de orgânicos e podem ser reutizilados, por exemplo , para adubos ( restos de comida aumentam a fertilidade da terra).
Os principais termoplásticos usados em embalagem de alimentos são o polietileno (PE), polipropileno (PP), policloreto de vinila (PVC), poliestireno (PS) e o polietileno tereftalato (PET) (CABRAL et al., 1984).