Meu assunto é o barulho que ele imitou: o cri-cri-cri dos grilos, gafanhotos e esperanças. Sabia que esse ruído tem um nome? Ele se chama estridulação. Com ele, os insetos machos chamam a atenção das fêmeas ou avisam o seu grupo de que um predador se aproxima.
o sapo e o perdiz comem o grilo , a raposa como o perdiz , a cobra come o sapo , o coelho e a raposa , a águia come a cobra .
Nessa cadeia, o grilo é consumidor primário, pois se alimenta diretamente dos produtores (as plantas). O sapo é consumidor secundário, pois se alimenta do primário (o grilo) e a cobra é consumidor terciário, pois se alimenta do secundário (o sapo), e assim por diante.
Os predadores naturais do gafanhoto são pássaros e roedores. Com o uso intensivo de agrotóxicos, esses animais também diminuíram”, destaca. “Essa nuvem está sem dúvida associada a um desequilíbrio ecológico.”
A aplicação de inseticidas piretróides controla parte da população e mantém o restante dentro das galerias por alguns dias, protegendo a cultura contra a praga e permitindo o crescimento das plantas. O inseticida fipronil, em aplicação aérea, apresenta os melhores resultados no controle de grilos.
"Geralmente os grilos aparecem, mas depois da época de chuva. Com as altas temperatura é quando os ovos eclodem. As fêmeas colocam os ovos no outono e na primavera, eles eclodem" explica Jaqueline de Oliveira, que também pontua a aversão dos grilos por chuva. "Eles procuram local que tem grama, e locais escuros.
Quando cantam, os gafanhotos de antenas compridas e os grilos (ordem Ensifera) produzem som através do toque de uma asa na outra; os de antenas curtas (subordem Caelifera) produzem sons através de movimentos rápidos das patas posteriores contra as asas.
O ruído das cigarras costuma ser semelhante a um zumbido, um chocalho ou um gemido estridente. Algumas espécies produzem um som mais melódico. A cigarra é um inseto conhecido pelos sons que emite. Existem cerca de 1.
Os insetos utilizam o som para várias finalidades, como comunicação, ataque, defesa e acasalamento. No caso das cigarras, o canto é usado pelos machos para atrair as fêmeas e, assim, realizar a cópula.
A importância positiva é servir de alimento para predadores, e a negativa é a de ser praga para algumas culturas. Quando as ninfas das cigarras estão no subsolo, sugam a seiva das plantas pelas raízes, provocando ferimentos que servem de porta de entrada para fungos e bactérias causadores de doenças.
Basicamente, o Ecospray é composto por um alto-falante – que reproduz o som/freqüência idêntico ao emitido pelos machos na época de acasalamento – e um sistema de pulverização de inseticida – que cria uma cortina tóxica para a cigarra que se aproxima do alto-falante.
O som que ouvimos, especialmente à noite, é feito quando os grilos friccionam as suas asas anteriores. Só os grilos adultos estridulam (o nome técnico quando os insetos “cantam”). E só os machos. Fazem-no durante a corte para atrair a fêmea para a cópula.
O canto das cigarras é justamente para que ocorra a reprodução. Já as ninfas vivem na terra por 1 a 17 anos (depende da espécie) se alimentando da seiva de raízes. Depois desse período, elas cavam túneis, sobem nas árvores e sofrem uma muda, a ecdise, se tornando adultas e prontas para o acasalamento.
Os gafanhotos comem preferencialmente gramíneas, folhas e cereais, mas muitos gafanhotos são onívoros. A grande maioria dos gafanhotos são polífagos. Muitos alimentam-se a partir de várias plantas hospedeiras durante um dia, enquanto outros preferem alimentar-se na mesma planta hospedeira.
Feromônio irresistível causa infestação de gafanhotos, diz estudo.
Durante o ciclo de vida dos gafanhotos, podemos identificar três estágios de desenvolvimento: ovo, ninfa e adulto (imago). Na época reprodutiva, o macho sobe sobre o dorso da fêmea e insere o espermatozoide. O tempo de cópula varia de uma espécie para outra.