Empregado é a pessoa contratada para prestar serviços para um empregador, numa carga horária definida, mediante salário. O serviço necessariamente tem de ser subordinado, qual seja, o empregado não tem autonomia para escolher a maneira como realizará o trabalho, estando sujeito às determinações do empregador.
Estabelece os limites de tolerância para o risco que pode ser identificado no ambiente de trabalho que, de acordo com a análise do responsável técnico e com base nessa NR, caso ultrapasse os limites de tolerância, o trabalho pode ser considerado insalubre, ou seja, a exposição a esse risco pode vir a causar algum dano a saúde do trabalhador.
Além disso, há responsabilidades também no âmbito do poder público, que deve legislar e fiscalizar, bem como ao empregador, que deve cumprir com as normas estabelecidas em suas empresas, assim como ao colaborador, que precisa seguir as determinações. Entenda:
Visa atenuar os riscos de quem trabalha diretamente com explosivos, definindo as obrigatoriedades não só para o manuseio, como também para o controle e armazenamento desses materiais.
A nosso ver, continua sendo mais importante interpretar e aplicar o § 2º do art. 2º de maneira que se possa atender a seu objetivo, o que restou facilitado pela nova redação dada ao dispositivo legal, que aplica a teoria da desconsideração da personalidade jurídica,34 a qual, registre-se, vai ao encontro do que já defendia Russomano ainda sob a égide da redação anterior:
Art. 4º – Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.
Hoje em dia, o RH vem sendo mais valorizado e ganhando espaço nas corporações, notadamente em empresas de grande porte. Com times maiores e capacitados, busca-se realizar o processo de recrutamento e seleção, administrar e conduzir os profissionais conforme as expectativas corporativas.
Mais do que receber censuras e reprovações, a pior coisa que pode acontecer a um funcionário é nunca saber o valor do seu trabalho. Por isso, crie o hábito de oferecer um feedback para instruir, corrigir ou mesmo elogiar o desempenho do empregado.
Uma das principais atribuições do setor de Recursos Humanos na implantação do home office é ajudar os profissionais a criarem uma rotina organizada, uma estruturação de atividades, o engajamento com as obrigações e a assertividade das demandas.
Estabelece o dimensionamento do SESMT, onde há a obrigatoriedade da criação dos SESMT nas empresas, para corrigir e atenuar os potenciais riscos para oferecer uma qualidade de vida melhor para o profissional.
Determina todos os requisitos para o empregado poder realizar o trabalho em altura com segurança, definindo as medidas de segurança que devem ser adotadas, como os EPIs, por exemplo.
Quando você encontra um colaborador de confiança para a empresa, é comum querer mantê-lo sempre no negócio. Mas como fazer isso de maneira correta? É aí que a área de Recursos Humanos apresenta uma grande importância.
Com uma utilização simples e que otimiza todos os seus processos empresariais, essa plataforma realiza o envio de documentos para assinatura eletrônica de forma muito rápida. Com o armazenamento em nuvem, o processo pode ser feito de qualquer dispositivo ou lugar.
Um RH bem estruturado conta com um trabalho muito meticuloso no momento de contratar pessoas e coordená-las. No recrutamento, o setor de Recursos Humanos busca identificar a pessoa que melhor se adapta naquela cultura organizacional, a fim de otimizar processos de contratação.
Por meio de treinamentos, desenvolvimento e até outras tarefas e parcerias, é possível garantir que os trabalhadores ampliem seus conhecimentos, atuando diretamente na motivação dos colaboradores. Isso auxilia na geração de maior qualidade de trabalho e melhor nível de produtividade.