O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.
Em nossa rotina, escrevemos e lemos listas. Entre elas, estão a de compras do mercado, de convidados para um aniversário ou de atividades que temos programadas para o dia. Portanto, se apropriar desse recurso de elencar conteúdos é significativo para as crianças, porque ele tem uma função social.
As listas de palavras são modelos estáveis de escrita e, por isso, servem para que as crianças sempre recorram a elas quando necessário. Na alfabetização, a escrita é vista como algo muito maior do que um código. Ela não serve só para ser decifrada, mas também para permitir que as pessoas se comuniquem. Para que isso aconteça, o processo de alfabetização deve se preocupar em ensinar o sistema de escrita e também da linguagem em seus usos sociais.
Como as crianças ainda não sabem decodificar completamente os textos escritos, utilizam estratégias antecipatórias de leitura para descobrir o que está escrito, como as letras iniciais, finais ou mediais das palavras.
Trabalhar a letra inicial do nome é uma atividade que ajuda as crianças a desenvolver a alfabetização através da escrita. Além disso, é uma forma de trabalhar a identidade dos alunos, já que eles aprendem a reconhecer e escrever o próprio nome. Essa atividade pode ser realizada de diversas formas, como, por exemplo, através de jogos, músicas, brincadeiras e atividades lúdicas.
O Natal visa, sobretudo, a união familiar e o desejo de que todas as famílias tenham acesso a direitos básicos. Qualidades como a bondade, o amor, a caridade e o respeito são intensamente pregados durante essa época do ano, por isso, é fundamental destacar que essa data vai muito além dos interesses comerciais.
A habilidade EF15LP01 consiste em: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se ...
As atividades com objetos são uma forma prática e divertida de ensinar as crianças sobre a letra inicial do nome. Uma atividade simples é fornecer uma caixa com vários objetos e pedir que a criança encontre um objeto cujo nome comece com a mesma letra que a inicial do nome dela. Por exemplo, se o nome da criança é “Maria”, ela pode procurar um objeto cujo nome comece com a letra “M”, como uma maçã ou um martelo.
Esta atividade lúdica pontilhada da vogal “E” maiúscula e minúscula tem como objetivo estimular as crianças da educação infantil que estão iniciando o processo de alfabetização e letramento, além de desenvolver a coordenação motora e prepará-las para a escrita.
Em uma caixa de sapato, coloque letras de alfabeto móvel (feitas de plástico, madeira ou papel mesmo). Com as crianças em roda, ligue a música e peça para passarem a caixa de mão em mão. Quando a música parar, a criança pega uma letra da caixa e diz uma palavra que começa com ela.
10- Disponibilize para cada dupla um alfabeto móvel e uma tira retangular de papel, onde cada aluno construirá seu nome com o alfabeto móvel mostrando ao colega as letras que são necessárias.
No inicio da atividade, o professor auxiliará seus alunos na percepção dos sons da letra inicial e final. A palavra deve ser bem falada para que a criança perceba o som inicial e o final. Por isso, pode repetir algumas vezes. Percebendo os sons, as crianças terão mais facilidade de relacionar a letra.
A avaliação será realizada no final da aula, com questões que avaliam os objetivos da aula. Serão usados testes escritos e atividades práticas para verificar o aprendizado dos alunos.
Diante disso, cabe à escola proporcionar às crianças atividades significativas para que enxerguem sentido em aprender a ler e a escrever. As listas de palavras e de nomes são adequadas para o início do processo de aquisição da base alfabética o qual estamos inseridos.
(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.
O objetivo desta atividade educativa é auxiliar, através do lúdico, as crianças em idade pré-escolar durante seu processo de alfabetização e ensinar as vogais de uma maneira rápida, prática e também divertida. Com esta atividade, os alunos aprendem a pronunciar e reconhecer as vogais e, ainda, a identificar as cores.
Apresente-lhes o dado de vogais e as regras do jogo....
Como elaborar um plano de aula para o ensino remoto?
Como fazer um plano de aula EAD? 8 passos
Segundo o MEC, EAD “é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos“.
4 dicas para produzir aulas online de sucesso