A gamificação cria um ambiente que permite que o estudante desenvolva muitas competências necessárias para a vida. Por meio dos jogos, os alunos aprendem que os erros fazem parte da trajetória e desenvolvem a persistência para continuar a seguir para os próximos níveis.
Lousas interativas, tablets e os próprios smartphones são ferramentas que podem ser associadas à gamificação, o que deixa o processo ainda mais interativo.
A seguir, vamos apresentar a lista das 15 startups que compõem a categoria de jogos e gamificação para o ensino:
A gamificação na educação utiliza de métodos e lógicas de forma a tornar os materiais e conteúdos mais acessíveis, dinamizando e facilitando a dinâmica do processo de aprendizado.
Como se aplica a gamificação? A implementação de jogos para a vida pode ser executada tanto em equipes no cumprimento de metas ou até mesmo em família. ... A Gamification, além de estimular o engajamento, tem como foco comprometer os indivíduos participantes e recompensá-los.
Uma boa ideia para aplicar gamification na educação é transformar a aula em um grande jogo. Nesse contexto, podem-se atribuir notas às atividades. Assim, a nota final depende de quantos pontos o aluno conseguir acumular durante o período.
As ideias de gamificação nas empresas são estratégias de interação entre a marca e o público-alvo. Basicamente, esse recurso utiliza a mecânica dos games, por meio de uma plataforma de gamificação, para deixar um produto ou serviço tradicional mais atrativo.
O uso de pontos e ranking podem ajudar a criar esse ambiente de forma saudável e dinâmica. É possível fazer essa atividade tanto em grupo quanto individualmente, estimulando diversas habilidades e comportamentos saudáveis nos estudantes.
A gamificação é uma metodologia que aplica as mecânicas dos jogos a áreas como negócios, vida pessoal e educação. ... Com os resultados de sucesso, foram levados para outras áreas, como a educação. A proposta da gamificação na educação é tornar o aprendizado mais dinâmico, rápido e fácil para o aluno.
O termo foi criado ainda em 2002 pelo programador e desenvolvedor de jogos britânico Nick Pelling, correspondendo ao uso da lógica e da dinâmica dos games para engajar pessoas em um contexto de aprendizagem.
“O gamification nasce com o olhar dos desenvolvedores de softwares, que queriam encontrar uma forma mais interessante para fazer seu trabalho e usavam elementos dos games para melhorar a experiência dos usuários”, afirma Flora Alves, fundadora da SGconsult e autora do livro Gamification .
O termo gamificação, do inglês gamification, surgiu em 2008 no âmbito da indústria de mídias digitais e ganhou popularidade em outubro de 2010, quando foi introduzido em conferências da área dos jogos digitais (GROH, 2012).
Considerando o conceito que empregamos atualmente, a gamificação começou a surgir a partir dos anos 2000. ... Pensando nesses e em outros benefícios da estratégia, várias áreas começaram a adotar a gamificação para melhorar seus resultados, tornando suas atividades mais engajadoras, dinâmicas e efetivas.
Nick Pelling
As atividades gamificadas agem exatamente nesse aspecto, proporcionando um ambiente capaz de prender a atenção dos participantes, de modo que eles são estimulados a fazer uma imersão no conteúdo. Assim, o aprendizado fica mais fácil e apresenta resultados mais eficazes, pois as pessoas ficam realmente envolvidas.
É nesse cenário que a questão “o que é gamificação?” se torna mais que pertinente. Do inglês gamification, essa metodologia inovadora tem como diferencial despertar um maior engajamento do público e facilitar a mensuração dos resultados da ação.
O objetivo principal da gamificação é qualificar e despertar a curiosidade de seus jogadores, concedendo-lhes recompensas após cada ação bem executada. Essa é a chave que faz com que a nova metodologia possa ajudar inúmeras empresas a alcançarem o sucesso, tanto nos processos quanto na qualidade dos produtos/serviços.
A sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom, é considerada uma grande inovação no processo de aprendizagem. Como o próprio nome sugere, é o método de ensino através do qual a lógica da organização de uma sala de aula é de fato invertida por completo. O ensino online vem mudando cada vez mais […]
Para quem ainda não está familiarizado com a terminologia, é uma prática de gerar retorno, premiações e/ou benefícios para os usuários, clientes ou funcionários executando tarefas de acordo com o estipulado, um tipo de “passar de fase”.