1 afetado, afofado, altivo, amaneirado, arrogante, atrevido, convencido, desdenhoso, empafiado, emproado, enfatuado, entufado, esnobe, fátuo, gabarola, imodesto, insolente, jactancioso, jactante, opinioso, orgulhoso, pedante, presumido, presunçoso, presuntuoso, pretensioso, prosa, snob, soberbo, ufano, vaidoso, ...
A partir dessa teoria, o icônico médico Galeno criou a teoria dos 4 temperamentos, ou seja, estruturas psíquicas inalienáveis e excludentes entre si que norteariam as tendências de comportamento de uma pessoa.
O transtorno de personalidade antissocial, também conhecido como sociopatia, pode surgir muito cedo, ainda na infância, e caracteriza-se por atitudes de desrespeito e violação dos direitos das outras pessoas, descaso e desconsideração pelo certo e errado, comportamentos perigosos e/ou criminosos e incapacidade de se adequar às normas sociais.
— Julgadores (J): tomam decisões de forma rápida, sem pensar duas vezes. No caso dos julgadores, o acúmulo de tarefas ou outras pendências é algo que gera grande angústia. Para eles, resolubilidade é execução.
Significado de Presunçoso Pessoa que se julga melhor que os demais; presumido. Aquele que se acha belo, perspicaz, com maior inteligência etc. adjetivo Característica de quem possui excesso de presunção, de vaidade e afetação.
Geralmente, a pessoa com esse tipo de transtorno é desapegada, indiferente e tem uma tendência a ser mais introspectiva e a fantasiar as coisas. Além disso, prefere realizar atividades solitárias, evita o contacto íntimo e social, não tem amigos íntimos, mostra-se indiferente a elogios ou críticas e é emocionalmente frios e distanciados.
No entanto, no presente artigo, focaremos nas qualidades como as características que têm o objetivo de distinguir e definir as pessoas. As qualidades de uma pessoa podem ser naturais desde o nascimento da pessoa ou adquiridas ao longo da vida. Embora existam qualidades negativas, tendemos a descrever as pessoas com essas qualidades positivas que as caracterizam.
O transtorno de personalidade narcisista caracteriza-se por uma supervalorização e sentimento grandioso acerca de si próprio, além de uma grande necessidade de reconhecimento e desvalorização de outras pessoas.
Conhecer os tipos de personalidade é algo interessante não só para desenvolver o autoconhecimento, mas também para compreender um pouco melhor as pessoas ao nosso redor.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
As habilidades de uma pessoa podem ser classificadas de acordo com dois tipos básicos, aquelas que nos permitem desenvolver no campo cognitivo e as que nos permitem desenvolver no campo profissional:
A dificuldade em assumir erros é, muitas vezes, uma pista importante de traços de perfeccionismo, o que, por sua vez, indica estagnação diante de desafios e dificuldades em se empenhar em projetos que envolvem riscos.
Dividir a vida com um narcisista pode parecer algo impossível. Por causa da enorme frustração que causam, as pessoas respondem a eles com igual teimosia ou falta de educação. Porém, em Ele se acha o centro do universo, a psicóloga Wendy T.
Significado de Se acha: Pessoa que acha que sabe tudo e se sente superior, pessoa que humilha, que gosta de pisar nas pessoas.. Exemplo do uso da palavra Se acha: Ele se acha: Acharam que o time ia ganhar do lanterna, mas acabou perdendo.
É que, na maior parte das vezes, as pessoas nem se dão conta de que têm o problema. “A pessoa compensa isso, encontra outras formas de reconhecer rostos, e sua dificuldade não aparece”, afirma Duchaine. Pelo que já se sabe, a prosopagnosia afeta todos os tipos de gente. Você, inclusive, pode ter e não saber.
O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, popularmente conhecido como TOC, e também chamado de “anancástica”, é caracterizado por dois tipos de comportamento: as obsessões, que são pensamentos impróprios ou desagradáveis, recorrentes e persistentes; e as compulsões, que são comportamentos ou atos mentais repetitivos, como lavar as mãos frequentemente por medo de se contaminar com vírus ou bactérias, organizar objetos ou verificar fechaduras várias vezes, por exemplo.