Resposta. As penas são estruturas epidérmicas encontradas atualmente apenas em aves e que estão relacionadas principalmente com o voo.
O esqueleto das aves é composto por ossos porosos e menos densos do que os de outros vertebrados. Esses ossos refletem a adaptação ao voo desses animais. Alguns ossos, chamados de ossos pneumáticos, são ocos e se comunicam com os sacos aéreos presentes no interior dos pulmões.
Ossos longos
O sacro tem a forma de uma pirâmide quadrangular com a base voltada para cima e o ápice para baixo. Articula-se superiormente com a 5ª Vértebra Lombar e inferiormente com o Cóccix. O sacro é a fusão de cinco vértebras e apresenta 4 faces: duas laterais, uma anterior e uma posterior.
O sacro é um osso de formato triangular que fica na base da coluna vertebral, próximo às nádegas. Em crianças, ele é composto por 5 vértebras, que se fundem completamente aos 26 anos de idade. O sacro está ligado à bacia através de outro osso (ílio), e toda essa região é chamada de articulação sacroilíaca.
cóccix
O cóccix é um osso multissegmentado, localizado no final da coluna lombar, abaixo do sacro. É um osso relativamente pequeno, onde encontram-se fundidas o que seriam as quatro últimas vértebras.
O principal sintoma é dor e sensibilidade na área logo acima das nádegas. A dor pode: Ser incômoda e dolorida a maior parte do tempo, com dores agudas ocasionais. Ser pior ao sentar-se, ao mudar de posição (ao se levantar), ao ficar de pé por longos períodos, durante relações sexuais ou após evacuar.
O tratamento geralmente consiste em anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) – como ibuprofeno e naproxeno – para reduzir a inflamação (inchaço) e o uso de uma almofada terapêutica para aliviar a pressão do cóccix ao sentar-se.
A Cox 1 está associada à produção de prostaglandinas e resulta em diversos efeitos fisiológicos, como proteção gástrica, agregação plaquetária, homeostase vascular e manutenção do fluxo sanguíneo renal. Em contraste, a Cox 2 está presente nos locais de inflamação, sendo, por isso, denominada de enzima indutiva.
O que pode ser dor no cóccix? Quando o paciente apresenta dor na região final da coluna, é possível que o cóccix seja o responsável pelo quadro. As principais causas de dor no cóccix são inflamação, instabilidade e sequelas de fraturas ou traumas da região coccígea. São raros os casos de infecção ou tumores do cóccix.
Se não houver lesão interna — ou seja, se a lesão não apresentar maiores riscos à saúde — segundo o especialista o tratamento é conservador: repouso, analgésico e uso de almofadas que protegem a região sem apoiar o cóccix.
O que fazer: a melhor forma de aliviar a dor de uma pancada no cóccix consiste em aliviar a pressão sobre o osso e, por isso, deve-se evitar ficar sentado ou deitado de barriga para cima. Nas primeiras 48 horas também se pode aplicar compressas geladas no local para reduzir a inflamação e aliviar a dor.
Alongue a coluna de pé.
Há uma variedade de razões que podem resultar neste estalo. Um “estalido” ou “clique” no quadril pode ser o resultado de patologias comuns, como as seguintes: um lesão labral, síndrome da banda iliotibial, bursite do psoas, lesão de tendão do psoas e osteoartrite do quadril.
Aperte a lombar com delicadeza enquanto pressiona levemente a bacia. Aperte as costas enquanto a pessoa levanta e abaixa as pernas. Em seguida, a pessoa deve levantar um pouco as pernas, ainda deitada de bruços. É melhor se você tiver uma mesa tipo maca de quiropraxia, que tenha altura regulável.