Os três principais eixos de circulação do comércio mundial são os Estado Unidos e o Canadá, na América do norte. A vantagem dessas rotas comerciais para os países subdesenvolvidos ocorre pelo fato de trazer benefícios diretos aos países, como inserção de novos produtos e contribuição da economia.
Entende-se por fluxos da sociedade global a cadeia interconectada entre as diferentes partes do mundo que permite a circulação – nem sempre livre – de elementos econômicos, informações e pessoas.
Resposta. Explicação: Pois elas têm mais infraestrutura informacionais, de transportes, comunicações, hospedagem, e financeira.
Resposta. Os fluxos da globalização podem ser divididos em fluxos de mercadorias, de capitais, de pessoas e de informação. Características: os fluxos de globalização são classificados como formas de interpelações que ocorrem em um determinado espaço geográfico e o avanço tecnológico é o seu principal promotor.
Fases da Globalização
A segunda fase da Globalização relaciona-se com o processo de industrialização e seus efeitos sobre a produção do espaço geográfico mundial. ... Nesse mesmo contexto, emergiu a centralidade da figura da burguesia, que se assentou na liderança das produções sociais e econômicas.
Resposta. O grande estopim da Globalização aconteceu a partir da 2º Guerra Mundial, quando as nações se deram conta de que era necessário uma aproximação dos mercados mundiais para haver uma interligação entre os continentes. Nesse sentido foi criada as Nações Unidas e, logo após, o conceito de blocos econômicos.
As empresas transnacionais constituem o carro chefe da globalização. ... Por meio desses investimentos as transnacionais operam processos de aquisição, fusão e terceirização segundo suas estratégias de controle do mercado e da produção.
A globalização é um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.