D- Qual é o único período composto por subordinação? "Nada como uma mulher para movimentar a economia." A oração "para movimentar a economia" é dependente da oração principal "nada como (ter) uma mulher". É classificada como oração subordinada adverbial.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que desempenham o papel de substantivo na frase. Elas podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto.
Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.
Complemento nominal ou adjunto adnominal?
4 – Oração Subordinada Completiva Nominal é aquela que exerce a função de complemento nominal de um termo da oração principal.
Resposta. Resposta: A oração subordinada substantiva completiva nominal complementa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), já a oração subordinada substantiva objetiva indireta, complementa o sentido de um verbo (transitivo indireto ou transitivo direto e indireto).
Compreendemos que regência nominal é a relação de dependência entre o substantivo, adjetivo e advérbio e o seu complemento. Da mesma forma também ocorre tal relação de dependência com os verbos. No entanto, a relação entre verbo e complemento pode dar-se ou não acompanhada por preposição.
É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição. Confira a seguir alguns exemplos: Cecília tem orgulho da filha.
A regência nominal é um dos tipos de regência existentes e, como o nome já sugere, ocorre apenas entre nomes (substantivo, adjetivo ou advérbio). Quando um termo influencia outro em uma sentença, dizemos que se trata de um termo determinante.