Como agem os inibidores da ECA? Eles inibem a formação de substâncias que causam ou retenção excessiva de sal ou que causam uma diminuição do diâmetro das artérias. Isto faz elevar a pressão arterial e inibindo isto a pressão tende a cair.
Tanto os IECA quanto os ARA II têm como objetivo impedir a ação de um hormônio chamado angiotensina II. Os IECA impedem a sua formação, enquanto os ARA II impedem o seu funcionamento. A principal ação da angiotensina II está no controle da pressão arterial.
O mecanismo de ação do captopril, inibindo a con- versão de angiotensina I para II, reduz os efeitos da angio- tensina II, como, vasoconstrição, liberação de aldosterona, lesão endotelial e síntese protéica vascular e miocárdica 5.
O captopril é um inibidor da ECA - enzima conversora da angiotensina, que impede a angiotensina I de ser convertida em angiotensina II. Com a ausência da angiotensina II não há vasoconstricção periférica, diminuindo a resistência vascular periférica e promovendo uma diminuição da pressão arterial.
Como foi observado, o Captopril e a Losartana são classes diferentes de drogas, porém, com mecanismo de redução da pressão arterial semelhante. Ambos têm como objetivo impedir a ação de um hormônio chamado angiotensina II.
Captopril com 25 mg. Atua através da inibição da enzima conversora de angiotensina I em II. Constituem-se em alternativa eficaz, pois têm eficácia comprovada evidenciada em situações clínicas especiais ou secundárias à hipertensão, como cardiopatia isquêmica e insuficiência cardíaca.
Reduções máximas da pressão arterial são frequentemente observadas 60 a 90 minutos após administração oral de uma dose individual de captopril. A duração do efeito é relacionada à dose.
Enalapril e captopril são remédios semelhantes, que basicamente diferem na quantidade de vezes que se deve tomar durante o dia e na taxa de efeitos colaterais.
Normalmente, ocorrem reduções máximas da pressão arterial 60 a 90 minutos após a ingestão da dose. A diminuição da pressão arterial pode ser progressiva; assim, para se obter melhores resultados, podem ser necessárias várias semanas de tratamento.
Captopril é indicado para o tratamento da hipertensão, por reduzir a pressão arterial nesses casos.
Não se usa captopril associado com Losartana.
A losartana é bem tolerada pela maioria das pessoas. Porém, alguns pacientes podem apresentar os seguintes desconfortos, que são considerados comuns: Fadiga. Cansaço....Efeitos incomuns:
Olá! A losartana já começa a fazer efeito nas primeiras horas após a sua ingestão. Seu efeito máximo pode demorar alguns dias a poucas semanas, pois age em uma via específica do organismo (sistema renina-angiotensina-aldosterona).
É fundamental que o indivíduo mantenha a pressão arterial controlada por meio de exercícios físicos diários e também pela alimentação equilibrada, com consumo de pouca gordura e sal.
A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver, permanentemente, maior ou igual a 140/90 mmHg.
A pressão é apresentada em milímetros de mercúrio (mmHg). O indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. A partir desse limite, o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares, renais e por aí vai é significativamente maior.