artrópode
Animais invertebrados caracterizam-se pela ausência de uma coluna vertebral e de crânio. Como exemplo podemos citar os insetos, crustáceos e anelídeos. Os animais invertebrados são aqueles animais que não possuem coluna vertebral e crânio.
Como exemplos de animais vertebrados, podemos citar: baleia, pinguim, peixe-boi-da-amazônia, peixe-espada, arara, rato, cobra, lagarto, macaco, leão, tigre, onça-pintada, girafa, hipopótamo, ornitorrinco, canguru, cachorro, gato, galinha, papagaio, avestruz, elefante, tubarão, salmão e lobo.
Entre os animais, apenas as aves e os mamíferos conseguem manter suas temperaturas em um nível constante, favorecendo o metabolismo mesmo diante de oscilações térmicas, recebendo, portanto, a denominação de homeotérmicos ou endotérmicos (animais de sangue quente).
Os mamíferos e as aves são classificados como homeotérmicos (endotérmicos) ou animais de sangue quente. Os animais pecilotérmicos (ectotérmicos) ou animais de sangue frio têm temperaturas corporais que variam com a temperatura ambiente (DUKES).
3. Homeotérmico e Pecilotérmico Homeotérmico • Animais que mantêm a temperatura do corpo constante, independente da temperatura do ambiente. Pecilotérmico • Animais cuja a temperatura corporal varia conforme o ambiente. ... Endotérmico e Ectotérmico Endotérmico • Animal que obtém calor do metabolismo do próprio corpo.
Animais endotérmicos: mantêm sua temperatura corporal estável, independentemente das alterações ambientais. Exemplos: aves e mamíferos; ... Animais exotérmicos: não conseguem manter a temperatura de seus corpos dentro de uma faixa ideal, necessitando de fontes externas para essa manutenção.
São chamados de homeotérmicos - ou endotérmicos - os animais de sangue quente isto é os que mantém sua temperatura mais ou menos constante; os pecilotérmicos - ou ectotérmicos ou heterotérmicos - são os de sangue frio, cuja temperatura é mesma do ambiente que estão inseridos.
Endotermia é a capacidade que alguns animais possuem de utilizar o metabolismo para produzir calor, diferentemente da ectotermia, que utiliza fatores externos. Animais terrestres sofrem constantemente com as mudanças no tempo de uma determinada região.
Hoje em dia o termo animais de sangue quente foi substituído por animais endotérmicos e o termo animais de sangue frio substituído por animais ectotérmicos. Então agora dizemos que as aves e os mamíferos são animais endotérmicos, e os répteis, anfíbios, alguns peixes e invertebrados são animais ectotérmicos.
Mantêm uma temperatura alta e constante, o que permite seu funcionamento em uma série de condições. Por isso é que a maioria dos livros escolares define mamíferos como animais de sangue quente para diferenciá-los de criaturas ectotérmicas, cuja temperatura corporal é totalmente dependente de seus arredores.
Resposta. Endotérmicos: Os mamíferos e as aves. Ectotérmicos: Os peixes,os répteis e os anfíbios.
Ao contrário dos mamíferos e das aves, os répteis são animais ectotérmicos ou pecilotérmicos. Isso significa que não conseguem gerar calor internamente e que sua temperatura corporal varia de acordo com o ambiente.
Têm sempre regulação térmica interna, tal como no caso dos mamíferos. ... Os répteis possuem adaptação importante para a vida terrestre: tal como as aves e os mamíferos, os seus embriões possuem uma membrana protectora — a membrana amniótica —, o que faz com que os seus ovos possam desenvolver-se fora da água.
Répteis têm corpo coberto de escamas de origem epidérmica e as Aves têm o corpo coberto de penas. Répteis têm coração com 2 auricolo e um ventrículo com um septo incompleto ( só os crocodilos têm 2 auricolo e 2 ventrículo) e são animais de sangue frio ou de temperatura variável.
Os répteis têm pele seca e coberta, ao menos parcialmente, por escamas. Os anfíbios têm pele úmida e passam grande parte da vida na água. Leia mais sobre anfíbios e répteis.
Apesar de pertencerem ao mesmo filo eles possuem diversas diferenças,como na fecundação em que os mamíferos possuem a fecundação interna e os peixes fecundação externa, os peixes possuem brânquias como principal fonte para realizar a respiração enquanto os mamíferos utilizam os pulmões e as principais características ...
Resposta. Resposta: Os anfíbios são animais que se caracterizam por ter duas formas de vida: a fase larval e a fase adulta. Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias.
Anfibios: vivem numa transição entre o ambiente aquático e ambiente terrestre, sendo sua pele fina e permeavel. Peixes: vivem em ambiente aquático.