A forma correta de escrita da palavra é admirar. A palavra adimirar está errada. Devemos utilizar o verbo admirar sempre que quisermos referir o ato de apreciar, de contemplar, de ver com admiração. Também se refere ao ato de ter consideração, veneração e respeito por alguém.
Ao admirar estamos observando as qualidades de algo ou alguém, isso é importante porque assim como criticar influência sua visão de mundo, admirar surge o mesmo efeito, admirando é possível crescer, absorver tais qualidades.
A atitude filosófica de indagar, na qual nos dirigimos ao mundo que nos cerca, perguntando o porquê das coisas, é central para a filosofia. A capacidade de admiração aliada à indagação leva à atitude crítica. Ter uma atitude filosófica é, acima de tudo, ter uma atitude crítica diante de todas as coisas.
Leia o trecho abaixo: “Essa atitude inicial a que os filósofos chamam de “espanto” e “admiração” configura-se justamente como a liberdade e a disposição de pensar sobre qualquer coisa sem pré-conceitos ou sem pré-noções.
Na filosofia, a admiração ou espanto é o princípio fundamental para começar a filosofar, ou seja, é um processo atractivo através do qual não passamos indiferentes perante qualquer coisa, mas colocamo-nos em movimento, partindo de coisas simples para coisas mais complexas, terminando no conhecimento de si, como ...
O Thaumazein (espanto) foi importante para o surgimento da filosofia porque o espanto, como diz Aristóteles, é o ponto de início do conhecimento. O espanto se abre ao desconhecido, provocando o entendimento de que nós, que sofremos o espanto, somos pequenos e que a realidade é grande e inabarcável.
De forma geral, a filosofia nasce do espanto pois é motivada pela dúvida, pelo senso de desconhecimento de determinado fator. Um abraço!