O gelo é um antiinflamatório natural, explica o médico. “É indicado para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local”, explica. Segundo ele, acidentes que possam causar edemas ou hematomas, como pancadas e torções devem ser tratados com gelo.
"O resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento do processo inflamatório", afirma.
O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.
Aplicar gelo em períodos de 10 minutos com 20 de intervalo (executar 2 ciclos). Poderão fazer mais ciclos mas apenas até 6 horas depois da ocorrência da lesão.
Como o gelo diminui a dor, é aceitável utilizá-lo por um curto período imediatamente após a lesão. Coloque-o por 10 minutos, fique sem por 20 minutos e repita a aplicação de 10 minutos por mais uma ou duas vezes. Não há razão para o uso do gelo mais de seis horas após você ter se machucado.
Colocar gelo Pode-se aplicar uma compressas de gelo por cerca de 15 minutos, tendo o cuidado de não deixar o gelo em contato direto com a pele para não correr o risco de queimar a pele.
Gelo pode queimar a pele? Pode sim. Por isso não é recomendado colocar os cubos de gelo em contato direto com a pele, principalmente nas peles sensíveis. Para evitar possíveis queimaduras, vermelhidão e qualquer tipo de irritação na pele, você pode apostar em outras soluções em que o gelo não toque no rosto.
Quando coloca gelo numa parte do corpo que está inflamada os tecidos e os vasos sanguíneos contraem-se limitando a passagem de sangue e fluidos para essa área e reduzindo o inchaço.
Essa técnica é eficaz e ajuda a diminuir a dor de cabeça por que a água quente dilata os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo dos pés, enquanto a compressa de água gelada contrai os vasos sanguíneos da cabeça, reduzindo o volume da corrente sanguínea e consequentemente as dores de cabeça.
Para diminuir o inchaço, coma com mais frequência frutas, verduras e alimentos ricos em potássio, como batata, feijões, abóbora, abacate, banana, mamão e damascos secos. Além disso, chás, especialmente de boldo, hibisco e verde, têm função diurética e ajudam na diminuição da retenção de líquido.
Por isso, a melhor forma de tratar a queimadura é colocar a área queimada debaixo de água fria até arrefecer a pele. Depois, podem ser aplicadas pomadas próprias para queimadura com propriedades calmantes, cicatrizantes e antibacterianas.
As queimaduras causam dores muito fortes. Mas sabia que é possível queimar-se também com gelo? As queimaduras podem ser causadas por vários estímulos: térmicos (muito quente ou muito frio, o caso do gelo), químicos (por meio de ácidos, por exemplo) e até mesmo elétricos (um choque muito forte).
Resposta. passe vaselina e se não tem passe óleo de cozinha e pegue um pano branco e coloque em cima e coloque mais óleo até ficar encharcado doí um pouco mas logo alivia e não faz bolhas.
Isso acontece porque o calor sempre flui do corpo mais quente para o mais frio. Quando o gelo - que tem temperatura constante de 0ºC - entra em contato com a pele - a cerca de 36ºC -, ocorre um choque térmico. Se mantido sobre a superfície da pele, o gelo faz com que a pele perca calor.
A região não fica vermelha, como quando ocorre queimadura, mas com um tom de rosa ou violáceo. Quando se encosta um pedaço de gelo na pele, por exemplo, há uma contração dos vasos sanguíneos da região. Com isso, diminui bruscamente a quantidade de sangue dentro deles.
Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. ... Isto faz com que o gelo derreta e a salmoura fique a uma temperatura inferior a que estava quando havia apenas o gelo.
Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.
Passar gelo, manteiga ou qualquer coisa que não seja água fria no local, em qualquer caso. Também não se deve estourar bolhas ou tentar retirar a roupa colada à pele queimada. As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele.
Nestes casos é recomendado que:
Por isso, preparamos esse artigo com tudo o que você NÃO deve fazer em caso de queimadura.
Lesões na boca Lesões no céu da boca, como cortes ou feridas, causadas por alimentos duros ou refeições e bebidas muito quentes, podem causar dor e ardência, especialmente durante as refeições, ou quando se bebem líquidos, especialmente ácidos.
Contudo o palato inchado pode ser caracterísctica de um abcesso em um dente da frente que vaza para o ceu da boca. Pode ser que seja algum tipo de inflamação gengival ou até mesmo algum tipo de problema relacionado aos dentes da frente! o ideal seria fazer uma análise mais minunciosa e tirar um raio-x para checar!