EQST

Qual O Artigo De Roubo Seguido De Morte?

Qual é o artigo de roubo seguido de morte?

O chamado latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena, quando a violência empregada resulta em morte. Esta enquadrado no artigo 157, §3, II do Código Penal, que consta no capitulo dos crimes contra o patrimônio e não dos crimes contra vida como muito pensam.

É correto falar roubo seguido de morte?

Muita gente fala que LATROCÍNIO é roubo SEGUIDO de morte . Mas está errado, pois falando dessa forma está denotando o fato de que , o crime, para ser considerado LATROCÍNIO, deve ser cometido na ordem ROUBO, DEPOIS MORTE . Mas se ocorrer o homicídio antes do roubo, também é considerado CRIME DE LATROCÍNIO.

O que é latrocínio roubo seguido de morte?

O latrocínio é um crime contra o patrimônio, não contra a vida, apesar da possibilidade do resultado morte, previsto no inciso II,do § 3º, do art. 157 do CP. ... Afirmar que o latrocínio é roubo seguido de morte é restringir, portanto, a sua ocorrência a apenas uma das hipóteses existentes.

O que configura latrocínio?

Ocorre o latrocínio quando, para consumar o roubo, a violência empregada pelo agente causa a morte da vítima. Além da tipificação contida no artigo 157, §3º (in fine) do Código Penal Brasileiro, está ainda previsto no rol taxativo dos crimes hediondos (artigo 1º, II, da lei nº 8.072 de 1990).

Como se classifica o crime de roubo com resultado morte?

O § 3º do artigo 157 do CP, prevê o roubo qualificado pelo resultado morte ou lesão corporal grave, derivado da violência perpetrada do agente na vítima. ... O roubo qualificado pelo resultado Lesão Corporal Grave é aquele em que ocorre a referida lesão no praticar do crime, esta derivada da violência empregada.

Qual é o crime do artigo 155?

Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. ... § 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

Qual a diferença entre roubo e latrocínio?

Segundo a matéria, o latrocínio é o 'roubo seguido de morte'. ... Logo, no exemplo, o roubo ocorreu depois da morte, ou seja, o roubo foi precedido (e não 'seguido') de morte. E isso também é latrocínio. O que caracteriza o latrocínio não é se a morte ocorreu antes ou depois do roubo.

O que é vítima de latrocínio?

O que é Latrocínio: Mais tarde, passou a ser definido como um roubo após morte da vítima. ... A diferença entre latrocínio e homicídio é que no caso do latrocínio existe o dolo (intenção) de matar alguém para roubar alguma coisa. O objetivo principal é a apropriação do patrimônio da vítima.

Quando se configura o latrocínio?

Objetivando pacificar o tema em questão, o Supremo Tribunal Federal consolidou a Súmula 610, a qual preceitua que se consuma o crime de latrocínio quando ocorre a morte da vítima, independentemente de subtração do bem.

Qual será o crime no caso em que a morte se consuma e a subtração de bens somente é tentada?

Disciplina a Súmula 610 do STF: “Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima”. ... 14, I do CP, segundo o qual se diz o crime: “consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal”.

Qual a diferença de roubo?

No furto, não há episódio de violência ou ameaça contra a vítima. Já o roubo consiste na ocorrência de ameaça ou violência contra quem está sendo roubado (sinônimo de assalto).

O que é latrocínio e quais são suas características?

O termo latrocínio é popularmente conhecido como “roubo seguido de morte”. Sendo assim, o crime em tese se trata de um crime contra o patrimônio, visto que da violência causada à vítima, o resultado é a morte. ... O crime de roubo está previsto no Capítulo II do Título II do Código Penal: Dos Crimes Contra o Patrimônio.

Quando há subtração e morte consumados teremos latrocínio consumado?

Nessa perspectiva, ensina Fernando Capez que: “ havendo subtração patrimonial consumada e morte consumada, teremos latrocínio consumado; havendo subtração patrimonial consumada e morte tentada, teremos... ... SUBTRAÇÃO TENTADA E MORTE DA VÍTIMA. LATROCÍNIO CONSUMADO. SÚMULA 610 DO STF .