A escolha da bitola (grossura) do fio ideal para cada circuito deve levar em conta as cargas associadas a cada circuito. As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5mm para iluminação e 2,5mm para tomadas de força.
A seção mínima (bitola ou espessura, grossura) para as tomadas de uso geral é 2,5mm² e para os circuitos de iluminação é 1,5mm².
Estas são as 5 melhores marcas de fios e cabos elétricos do Brasil
A terceira forma de identificar o cabo é usando um paquímetro para medir o diâmetro do cabo. Quando você coloca o paquímetro em torno do cobre do cabo, você tem a medida exata do diâmetro deste cabo.
Em caso de identificação por cor para o cabo neutro deve ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar (NBR 5410:2004 item 6.
Como Saber se é Bronze ou Latão Existem muitos itens chapeados ou banhados que podem se danificar facilmente. A certificação é simples: basta aproximar um ímã do item. Se ele for atraído, a peça não é de bronze nem de latão, pois esses metais não são magnéticos.
Procure pela cor de pátina sobre o metal. Objetos mais velhos de cobre terão uma corrosão verde que se desenvolve com o tempo, devido à oxidação, conhecida como pátina. Objetos de bronze ficam em um tom marrom escuro a preto depois da oxidação.
São diversas as características que tornam os dois elementos diferentes. A primeira delas é que, enquanto o ferro, conhecido como “Fe” na tabela periódica é um metal puro, o aço é a “mistura” do ferro (Fe) com o carbono (C).