para falta de energia ou consulta a protocolo, acesse a assistente virtual (todos os dias, 24h por dia); para os demais assuntos, acesse o chat humano (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite); formulário no site da Aneel; telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite).
Isso quer dizer que em períodos de chuva, quando há aumento significativo do volume de água, a produção de energia nas hidrelétricas aumenta. O contrário também acontece, em períodos de estiagem, com pouca frequência de chuvas, há uma redução na produção de energia elétrica.
Com a escassez de chuvas, pouco volume de água é formado, fazendo com que a hidrelétrica não consiga gerar energia suficiente para o abastecer um país continental como o Brasil. ... Além da falta de chuvas, esta crise também é fruto da falta de investimentos para aumentar a capacidade dos reservatórios das hidrelétricas.
Resposta: Simples, sem água não temos energia, já que a energia vem através da energia mecânica vinda da água reservada, que ao ser despejada e ter um impacto com um gerador, gera a energia elétrica.
A geração de energia hidrelétrica depende da energia mecânica promovida pela movimentação das turbinas. Essa movimentação é causada pela passagem da água dos rios pelas turbinas. Quando a vazão dos rios está grande, as águas estão abundantes e geram muita energia mecânica (e, consequentemente, da elétrica).
As hidrelétricas produzem energia atraves da movimentação das águas. Ou seja, sem água, não há energia mecância (produzida pelo movimento das aguas) nas espatulas da usina hidrelétrica e, consequentemente, nao há transformação dessa energia em energia elétrica.
Os rios são as principais fontes de obtenção de água para o abastecimento das sociedades e também dos animais. ... A produção de energia elétrica por meio de usinas hidrelétricas é outra importante contribuição dos rios.
O aproveitamento da água das chuvas garante maior disponibilidade de água potável e pode ajudar em locais onde a seca é intensa. É cada dia maior a escassez de água em nosso planeta, não sendo mais essa uma realidade exclusiva do Nordeste do Brasil ou de países africanos.
Quando chove, a água rega as plantações e, ao penetrar no solo, vai escorrendo até as nascentes e os rios e lagos, onde pode ser utilizada para diversos fins. Outro benefício da chuva é que ela promove uma limpeza no ar, fazendo assentar a poeira e outras impurezas.
Onde é possível aproveitar a água da chuva?
7- Qual a importância da chuva e do ciclo da água para o ser humano n que se refere ao fornecimento de água potável? Com a chuva, a captação e o abastecimento de água para residências e indústrias ficam comprometidos. Faz-se necessária, também a redução do consumo de água em períodos de estiagem.
O Homem interfere no processo natural da natureza, acarretando inundações em algumas regiões e estiagem em outras. O simples fato de poluir os solos, os rios e a emissão de poluentes na atmosfera, vai contribuir para a alteração do ciclo natural.
Assim como outros seres vivos, os seres humanos precisam de água para o funcionamento de seu corpo. O ciclo da água é importante porque garante que essa substância circule constantemente pelo ambiente, passando pelos organismos vivos e pelo meio físico.