A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes. “Já a reta, por ter menos fio em sua confecção, acaba retendo menos placa sobre ela e o dente.
O preço usual do aparelho Invisalign é geralmente um pouco mais alto do que o do aparelho convencional. Em média, de acordo com o fabricante, ele custa entre US$ 3.
A recomendação mais frequente é que o aparelho de contenção seja usado 24 horas por dia durante os seis primeiros meses, sendo removidos apenas na hora de escovar os dentes ou se alimentar. Depois desse período, o tempo de uso é reduzido aos poucos, até que o paciente passe a usá-lo apenas para dormir.
Normalmente, após o uso do aparelho ortodôntico fixo é recomendado utilizar o tipo móvel de contenção. Este item possibilita controlar e manter os resultados alcançados.
Todo mundo precisa usar o aparelho móvel após o tratamento com o aparelho fixo? Na verdade, o aparelho móvel é bastante utilizado na finalização do tratamento com o aparelho fixo, principalmente por adultos, com o objetivo principal de evitar que os dentes voltem ao lugar que estavam antes do uso do aparelho fixo.
Isso significa que mesmo após usar aparelho, o paciente, seja adulto ou criança, pode voltar a ter os dentes tortos. Existe também um outro fator que deve ser levado em conta para o sucesso e estabilidade do resultado ortodôntico. São os chamados ligamentos periodontais que existem ao redor das raízes dos dentes.
Você não precisa fazer o clareamento após a remoção do aparelho. A cola deve ser totalmente removida, não podem sobrar resquícios. Mas se você achar que seus dentes estão escurecidos, amarelados, você poderá realizar um clareamento para melhorar a cor.
Olá! Como você acabou de remover o aparelho provavelmente alguns dentes se acomodaram e podem estar tocando antes de outros. Isso pode gerar uma sensibilidade nele e até a sensação do dente mais mole. Procure seu ortodontista o quanto antes para fazer um ajuste de sua mordida.
Quando o aparelho é retirado, a sensação é de ter perdido os dentes. O aparelho é um corpo estranho dentro da boca, ao qual você demora para se acostumar. Na hora de tirar todo esse aparato dos dentes, é normal que haja um estranhamento, afinal, a superfície dos dentes fica lisa. “A redução do volume é muito grande.
Por isso, aqueles que optam em não utilizar a contenção já podem esperar a movimentação de seus dentes, perdendo o resultado conquistado no tratamento ortodôntico. “Logo após a remoção dos aparelhos, a tendência é que os dentes voltem para as posições que estavam antes”, finaliza.
Você irá descobrir se tirar o aparelho fixo realmente dói ou não. Assim que o tempo do seu tratamento ortodôntico acabar, o dentista irá retirar o seu aparelho ou seja, tanto os braquetes quanto os anéis. Ele irá utilizar alicates especiais que irão ajudar na remoção.
Saiba o tempo que pode demorar. Não existe um tempo determinado para o processo de remoção. Mas há uma coisa da qual pode ter certeza: tirar o aparelho será bem mais rápido do que colocá-lo. Espere ficar no consultório por uma hora para que todo o aparelho seja removido e o procedimento de finalização seja feito.
Um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses, contudo esse tempo pode variar devido a diversos fatores. Algumas das variáveis podem ser a gravidade da má oclusão, a necessidade de extrações, a idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada.
“Tenha sempre uma escova com cerdas macias, uma escova interdental do tipo unitufo, um passa fio – que é uma espécie de agulha plástica que serve para guiar o fio dental na passagem entre os dentes por baixo do fio ortodôntico, fio dental e limpador de língua”, indica Sabino.
Passe fio dental pelo menos uma vez ao dia Contudo, o trabalho pode ficar mais fácil com o uso do passa fio — uma espécie de agulha plástica que guia o fio entre os dentes e as partes do aparelho, promovendo uma higienização bucal correta, já que os arames dificultam a passagem do fio.
“Se escovava duas vezes ao dia, passe a escovar quatro ao dia, se escovava três vezes ao dia, passe a escovar cinco ao dia, mas sem pressa, fazendo a correta e suficiente escovação dos dentes e do aparelho ortodôntico”, indica.
Manter a boca úmida com limão Colocar algumas gotas de limão diretamente na língua porque a acidez do limão aumenta a salivação naturalmente; Dormir de lado para evitar dormir com a boca aberta; Comer a cada 3 ou 4 horas para não ficar muito tempo sem comer nada; Tomar pequenos goles de água várias vezes ao dia.
Como acabar com o mau hálito?
Para eliminar o mau hálito de uma vez por todas deve-se comer alimentos de fácil digestão, como saladas cruas, manter a boca sempre úmida, além de manter a boa higiene bucal, escovando os dentes e passando o fio dental todos os dias.
Aprenda como curar mau hálito seguindo essas dicas simples:
O bicarbonato de sódio controla a acidez da boca, favorecendo a eliminação de bactérias que causam o mau hálito. Coloque meia colher de chá a um copo de água morna e faça bochecho uma vez ao dia. Também é possível escovar os dentes com bicarbonato de sódio.
Sim, o vinagre, mesmo com um cheiro e um gosto fortes, ajuda a eliminar o mau hálito. Use duas colheres de sopa de vinagre e uma colher de sopa de sal diluídos em um copo de água para lavar a boca. É eficaz principalmente quando o mal hálito é proveniente do consumo de cebola e alho.
Limão. O limão combate as bactérias da boca e tem um cheiro forte, que mascara o mau hálito. Sempre que sentir necessidade, faça bochechos com uma colher de sopa de suco de limão misturada a meio copo d'água.