O chocolate não causa acne e sim o aumento de açúcar no sangue, o cacau não influencia em nada nessa questão. O meio amargo, com pelo menos 70% de cacau, é o que menos prejudica a pele, pois possui menos açúcar.
Chocolate ao leite: possui menos gordura hidrogenada na sua composição e, portanto, é menos calórico. Com exceção daqueles que contêm nozes, cremes, frutas cristalizadas, entre outros. O puro possui apenas 156 kcal em uma porção de 30g.
Para evitar o aparecimento de cravos e espinhas sem abrir mão do chocolate, o mais importante é a moderação. “Pode comer sem culpa, mas não coma mais de 100 gramas de chocolate por dia”, aconselha Camila.
A acne é desencadeada por alterações hormonais. Chocolate, batata frita e cerveja podem não fazer bem para a saúde, mas eles não são a causa das espinhas. No entanto, produtos como leite e seus derivados e alimentos de alto índice glicêmico (como açúcar e farinha branca) podem influenciar no surgimento da acne.
Por ter um alto índice glicêmico, o chocolate estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele e, consequentemente, pode piorar o quadro de espinhas e acne. Alimentos gordurosos, derivados do leite e doces são alguns dos responsáveis pelo agravamento do problema.
Como evitar o aparecimento de espinhas
Determinadas comidas e bebidas afetam a produção das glândulas sebáceas e podem mexer com o funcionamento do intestino, piorando sua pele.
Elementos como o tabaco e a nicotina dificultam a circulação sanguínea e a chegada dos nutrientes às camadas da pele. Além disso, eles retardam a produção de colágeno, favorecendo a flacidez no corpo e no rosto e o surgimento de rugas.
Embutidos. Alimentos como salaminho, mortadela e presunto são ricos em gordura saturada, sódio e nitratos. Essas substâncias promovem a inflamação da pele, a retenção de líquidos e ainda intoxicam o organismo, acelerando o envelhecimento precoce e deixando os cabelos e as unhas quebradiças.
Frutas vermelhas Apesar de pequenas, frutas como morango, cereja, mirtilo, framboesa e amora são extremamente benéficas para a pele, pois são ricas em polifenóis e outros antioxidantes como a Vitamina C.
Alimentos ricos em vitamina A, C e E Já nas laranjas, acerolas e morango, você encontra a vitamina C, que fortalece a imunidade do organismo e combate os efeitos nocivos causados pelo sol. O colágeno existente nas frutas sustenta a pele e diminui a incidência de cravos e espinhas.
Um copo de morango, laranja, kiwis, framboesa, jaboticaba e uva tem altas doses de vitamina C, potente antioxidante que turbina a produção das fibras de colágeno. Mulheres com baixa ingestão de vitamina C costumam ter mais vincos e a pele seca. A uva, especialmente, também traz o resveratrol.
Os 5 alimentos bons para a pele
11 vitaminas poderosas para uma pele saudável e bonita
Vinho tinto. Vinhos tintos promovem uma ação anti-inflamatória no organismo, o que confere à pele mais saúde, luminosidade e brilho. Além disso, a bebida ainda proporciona a renovação da pele.
8 alimentos para cuidar e fortalecer a pele