Filosofia é a capacidade de transcender, de descobrir a cada momento os segredos da vida. É uma forma de ver a vida e o mundo de maneiras diferentes. A filosofia ajuda o ser humano a se conhecer e a colocar em prática as suas descobertas.
Por essa razão que o ensino da filosofia é relevante na formação profissional universitária, uma vez que contribui para a compreensão do trabalho desenvolvido pelos profissionais na busca de uma sociedade humanizadora.
A relação que se dá entre Pedagogia e Filosofia é de complementariedade. Nesta direção, uma ciência complementa a outra. A Filosofia nos ajuda a interpretar e buscar respostas sobre o mundo em que vivemos e a Pedagogia nos ensina a como aprender (técnicas e saberes) a buscar os conhecimentos filosóficos.
O pensamento filosófico na matemática é uma ferramenta importante na construção do conhecimento científico. Um exemplo dessa teoria Pitágoras, considerado o grande iniciador da teoria dos números, foi ainda o fundador da seita dos “pitagóricos” e esta escola afirmava haver uma relação numérica entre as coisas.
O pensamento filosófico compreende uma importante ferramenta dentro da área da Matemática, como é explicitado na Geometria Analítica, que requer o pensamento constante para que os resultados sejam achados.
Por isso, não existe a Matemática sem a Filosofia, porque ambos os conceitos foram criados pelo filósofo e matemático, Pitágoras, que articulou ambas as áreas a serem completamente interdependentes.