Toda carga elétrica localizada no interior de um campo elétrico possui uma energia potencial elétrica (Ep) associada à sua posição dentro desse campo. Se considerarmos algum ponto dentro de um campo elétrico, podemos calcular a quantidade de energia que um coulomb de carga pode armazenar nesse ponto.
O campo elétrico de uma carga pontual e no vácuo pode ser calculado por meio da seguinte equação:
Toda carga elétrica apresenta seu próprio campo elétrico. No entanto, para que surja a força elétrica, é necessário que o campo elétrico de pelo menos duas cargas interajam. A resultante vetorial dos campos elétricos de cada uma das cargas dita, nesse caso, para qual direção e sentido surgirá a força sobre as cargas.
Como mostra a figura, o que caracteriza o campo elétrico uniforme são suas linhas de força, que se comportam como paralelas igualmente espaçadas. Isso ocorre quando duas placas paralelas e uniformemente carregadas com cargas de sinais opostos são posicionadas a uma distância próxima uma da outra.
Dois corpos eletricamente carregados podem exercer atração ou repulsão entre si de acordo com o seu sinal de carga. Corpos com cargas elétricas de sinais iguais repelem-se, e corpos cujas cargas elétricas possuem sinais contrários atraem-se.