EQST

Qual A Regncia De Implicar?

Qual a regência de implicar?

1) Empregado na acepção de “trazer consequências”, “ocasionar”, “causar”, “acarretar”, implicar é verbo transitivo direto, ou seja, vem diretamente acompanhado do seu complemento, dispensando o uso de preposição. ... Nesse caso, seu complemento deve ser introduzido pela preposição em.

O que implica implica em?

A preposição em apenas é utilizada quando o verbo implicar é transitivo direto e indireto, assumindo o sentido de implicar alguém em alguma coisa, ou seja, envolver em complicação ou embaraço.

O que implica ou no que implica?

No sentido mais usual desse verbo, que é o de “trazer como consequência, acarretar”, o verbo implicar é transitivo direto. Ou seja, é complementado por um objeto direto e não exige preposição para o estabelecimento da relação de regência. Exs: A assinatura de um contrato implica a aceitação de todas as suas cláusulas.

Quais os sentidos do verbo implicar?

O verbo implicar atua como um verbo transitivo direto e indireto, estabelecendo regência com a preposição em quando apresenta o sentido de envolver alguém em alguma complicação ou embaraço, sendo sinônimo de comprometer, enredar, envolver, incluir,... O delator implicou diversos políticos em todo o contrabando.

O que quer dizer a palavra implica?

Dar por resultado; ter como consequência .

Quando o verbo implicar pede ou não preposição?

O verboimplicar”, quando empregado com o sentido de “acarretar”, “ocasionar”, “trazer consequências”, é, de acordo com a norma culta da língua, transitivo direto. ... Nesse caso, o verbo exigirá complemento introduzido pela preposição “em”.

Qual é a regência do verbo preferir?

O verbo preferir atua, principalmente, como verbo transitivo direto e indireto, com a regência da preposição a introduzindo o objeto indireto. Assim, preferimos alguma coisa a outra coisa. Preferir indica o ato de querer algo mais ou antes de outra coisa, bem como ao ato de escolher um entre vários.

O que é regência em português?

A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado).

Que implica sinônimo?

3 acarreta, causa, provoca, origina, traz, resulta, importa. Requer como imprescindível: 4 exige, demanda, requer, obriga, subentende, pressupõe.

Qual outro sentido e regência o verbo implicar pode ter de exemplos?

1) Empregado na acepção de “trazer consequências”, “ocasionar”, “causar”, “acarretar”, implicar é verbo transitivo direto, ou seja, vem diretamente acompanhado do seu complemento, dispensando o uso de preposição. ... “O atraso reincidente no pagamento da dívida implicou multa elevada ao devedor.”

Quando o verbo implicar possui o sentido de acarretar?

O verboimplicar”, quando empregado com o sentido de “acarretar”, “ocasionar”, “trazer consequências”, é, de acordo com a norma culta da língua, transitivo direto. Por ser transitivo direto, seu complemento não deve ser introduzido por uma preposição.

Qual o sinônimo de implicar?

1 provocar, mexer, importunar, amolar, zombar, troçar, debochar, desdenhar, aborrecer, maçar, azucrinar. Exemplo: Aquele garoto não para de implicar comigo o tempo todo!

O que implica sinônimo?

3 acarreta, causa, provoca, origina, traz, resulta, importa. Requer como imprescindível: 4 exige, demanda, requer, obriga, subentende, pressupõe.

Quando tem sentido de acarretar produzir como consequência o verbo implicar exige objeto direto como se vê em?

(Unimep) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como consequência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em: a) Quando era pequeno, todos sempre implicavam comigo.

Qual a regência do verbo agradar?

O verbo AGRADAR, no sentido de “ser agradável, ter agradado, deixar satisfeito...”, é transitivo indireto. A regência exige a preposição A: “O jogo agradou ao torcedor.” O verbo AGRADAR é transitivo direto (sem preposição) quando usado no sentido de “fazer agrado”.

Qual é a regência do verbo informar?

O verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.

O que é regência na gramática?

Regência vem do significado gramatical de reger, ou seja, de determinar a flexão de algum termo. Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado.

O que pode substituir implica?

1 provoca, mexe, importuna, amola, zomba, debocha, troça. Antipatiza com alguém: 2 embirra, cisma, antipatiza, hostiliza, incompatibiliza, detesta, diverge, contende, encrenca.