É raro ocorrer um falso positivo ou uma mulher não estar grávida e dar positivo, porém os testes tem 0,5% de chances de erro. Portanto o teste de gravidez pode dar errado sim e existem algumas situações que podem sim ocorrer um falso positivo, como: Aborto recente e devido ainda constar resíduos do beta HCG no sangue.
No caso de uma gravidez ectópica, o nível de hCG pode apenas atingir um platô ou aumentar a uma taxa muito lenta. Se o nível de hCG diminuir continuamente, isso indica que ocorreu um aborto espontâneo ou que a gravidez não poderá mais continuar.
A elevação do BHCG é normal e desejada durante a gravidez. Isso demonstra que a gravidez está dentro do útero, que tem um bom prognóstico e que vai para a frente. O BHCG deve dobrar a cada 48 horas.
A melhor forma de saber se a gestação está evoluindo de modo normal é mesmo com a realização de uma ultrassonografia obstétrica trans-vaginal onde poderá ser visualizado o embrião com batimentos cardíacos presentes em torno da sétima semana de gestação, ou seja, após um atraso menstrual de 3 semanas, 21 dias.
O BHCG quantitativo é um exame de sangue capaz de detectar a quantidade do hormônio HCG no sangue e se há indícios de gravidez. Além disso, o exame também pode indicar de quanto tempo é a gestação e se a gravidez está indo conforme o esperado.
O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml. É recomendado que o exame de sangue para detectar a gravidez só seja feito após 10 dias da fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual.
A dosagem deste hormônio é realizada amplamente para identificação de gravidez. O teste QUALITATIVO permite que se descubra se há ou não uma gestação acontecendo, já o teste QUANTITATIVO é realizado quando se deseja conhecer a quanto tempo a mulher está grávida.
Sim, pelo menos um dia, mas o ideal é aguardar de uma a duas semanas para que o resultado seja mais preciso.
Portanto, na melhor das hipóteses, o hormônio hCG começa a ser produzido 6 dias depois da fecundação; na pior das hipóteses, 12 dias depois da fecundação. Só por essa explicação já dá para entender por que não adianta fazer o teste de gravidez poucos dias depois de ter tido uma relação sexual desprotegida.
O hCG começa a ser produzido cerca de uma semana a 10 dias após a fertilização e após este intervalo, o teste já é capaz de detectar a gravidez.