A dilatação térmica dos sólidos ocorre quando um corpo tem sua temperatura aumentada. Assim, o grau de agitação de suas moléculas também aumenta, aumentando também a temperatura e, consequentemente, variando suas dimensões.
O instrumento usado para comprovar e medir a dilatação linear é chamado pirômetro de quadrante.
- a dilatação linear depende do material que constitui a barra. Mediante essas constatações foi determinada a seguinte equação para dilatação linear dos corpos: ΔL = Liα Δt, onde α é denominada de coeficiente de dilatação linear, é uma constante característica do material que constitui o corpo.
Dilatação Térmica
É simples calcular a dilatação linear, posto que basta usar a fórmula seguinte: ΔL = L0. α. Δθ. Aqui, “ΔL” significa variação do comprimento, “L0” equivale a comprimento inicial, “α” = coeficiente de dilatação linear e “Δθ” = variação de temperatura.
Na física, dilatação é a variação nas dimensões (tamanho) de um objeto devido à variação da temperatura. Em termos físicos, dizemos que a temperatura de um corpo (ou objeto) é uma medida da agitação dos átomos e moléculas que o constituem.
Existem três tipos de dilatação térmica: linear, superficial e volumétrica. ... Para corpos feitos de uma mesma substância, o coeficiente de dilatação superficial equivale ao dobro do coeficiente de dilatação linear, e o coeficiente de dilatação volumétrica equivale ao triplo.
Com ele podemos comparar qual substância dilata ou contrai mais do que outra. Quanto maior for o coeficiente de dilatação linear da substância mais facilidade ela terá para aumentar seu tamanho, quando esquentada, ou diminuir seu tamanho, quando esfriada.
A dilatação dos sólidos ocorre com o aumento da temperatura, porque aumenta a energia térmica e isso faz com que as vibrações dos átomos e moléculas que compõem o corpo aumentem, fazendo com que ele passe para posições de equilíbrio mais distantes do que o original.
Coeficientes de dilatação linear
Quanto mais agitadas estiverem as moléculas de um determinado objeto, mais afastadas elas estarão entre si. O resultado disso é um aumento no tamanho do objeto, ou seja, quando aquecido, ele sofre uma dilatação. ... O aumento de temperatura provoca um afastamento das moléculas e um consequente aumento do tamanho do corpo.
A propriedade física que determina a facilidade ou a dificuldade de o material ter suas dimensões alteradas mediante uma variação de temperatura é chamada de coeficiente de dilatação térmica. Com o aumento da temperatura, as moléculas de um corpo passam a ocupar um espaço maior.
A dilatação do fio depende de três fatores: da substância de que é feito o fio; da variação de temperatura sofrida pelo fio; e do comprimento inicial do fio.
Dilatação é a mesma coisa de expandir (ou diminuir). Existem vários tipos de dilatação na física. Mas o conceito mais básico é o afastamento das moléculas ou contração das moléculas de um objeto qualquer através da temperatura. Tudo pode ser dilatado.
Seja qual for o tipo de dilatação sofrida pelo corpo, linear, superficial ou volumétrica, em ambas terão três fatores determinantes, estes são: Estado inicial, ou seja, o comprimento, área ou volume inicial do corpo antes de passar pelo processo de dilatação.
Os trilhos de uma via férrea têm 12m cada um na temperatura de 0ºC.