Este estudioso percebeu que ao estudar culturas de bactérias do gênero Staphylococcus (estafilococos) notou o crescimento de outro microrganismo mencionado como bolor, cuja propriedade inviabilizava o desenvolvimento da bactéria. O microrganismo responsável pelo fenômeno foi Penicillium chrysogenum (antes como P.
Resposta: O fungo foi identificado como pertencente ao gênero Penicilium, donde deriva o nome de penicilina dado à substância por ele produzida. Fleming passou a empregá-la em seu laboratório para selecionar determinadas bactérias, eliminando das culturas as espécies sensíveis à sua ação.
A penicilina já havia sido sintetizada por Alexander Fleming em 1929, mas seu potencial não havia sido explorado devido à sua labilidade....Biologia.
O Streptomyces é o principal gênero utilizado para a produção de antibióticos.
Lactobacillus bulgaricus
A penicilina é um importante antibiótico produzido por fungos do gênero Penicillium. Esse medicamento é utilizado para tratar várias doenças causadas por bactérias. A penicilina é um importante e conhecido antibiótico que foi descoberto por Alexander Fleming.
Para a bactéria ser utilizada na produção de medicamentos pode ser utilizado Técnica do Dna Recombinante: • Inserir gene humano em uma porção do Dna da bactéria • Obter DNA recombinante e reinserir na bactéria. A descendência produzirá o medicamento.
As leveduras e em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de pão, cerveja, vinho, aguardente assim como a grande maioria das bebidas alcoólicas. Certas bactérias, como as bactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute, salame, kimchi entre outras.
As bactérias heterotróficas se alimentam de moléculas orgânicas oriundas de outros seres vivos e dependendo da procedência de tais moléculas, as bactérias podem ser classificadas em saprófitas, ou decompositoras, e parasitas.
As bactérias também podem ser usadas economicamente pelo homem, como é o caso da Lactobacillus bulgaris e da Streptococcus thermophilus, usadas na produção de iogurte. Além disso, elas são usadas na produção de vacinas, antibióticos e até mesmo de hormônios, como é o caso da insulina.
Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.
Micro-organismos são usados no preparo de alimentos, no tratamento de água, na produção de energia, e até mesmo na guerra! No passado, bactérias liberaram oxigênio para nossa atmosfera através de fotossíntese, e com o aumento da concentração desse gás foi possível a diversificação dos seres vivos.
Abaixo separamos 10 aplicações do bem dos micróbios.