A rabeca é um instrumento de origem árabe tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média. ... No Brasil, encontramos a rabeca de norte a sul, confeccionada por artistas populares em comunidades rurais.
Já o violino é uma espécie de "filho" da rabeca, modificado por várias gerações de luthiers até atingir o padrão atual. ... A rabeca é dos terreiros, animadora da cultura popular. "Existem diferenças no som, que é diferente. O som da rabeca é um som mais rústico", diz o mestre Maciel Salu, rabequeiro.
A rabeca, instrumento musical brasileiro, também chamado em diversas regiões do país de rebeca, possivelmente tem sua origem relacionada ao rebab, instrumento árabe de corda friccionada. Ao que tudo indica, a rabeca foi trazida ao Brasil por colonos e missionários ibéricos.
A rabeca foi o primeiro instrumento melódico utilizado no forró, tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média. É um instrumento de arco, precursor do violino. No Brasil, encontramos a rabeca de norte a sul, é tocada em manifestações populares e religiosas desde os tempos da colonização brasileira.
Resposta. Os mais comuns são o chocalho, a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia e os bastões de ritmo. tem tb o Maracá, usado para acompanhar o canto. Para fazer o instrumento, os índios pegam uma cabaça e colocam dentro dela pequenas pedras e sementes.
AMPLIANDO Iridinam é um instrumento musical de cordas com dois pequenos arcos, criado e tocado pelas mulheres da comunidade indígena Ikolen Gavião, de Rondônia, no Norte do Brasil. Paisagem sonora refere-se ao ambiente e aos sons de cada lugar.
instrumentos, a corda é colocada em vibração ao ser beliscada ou tangida com os dedos, unhas, plectros ou palhetas.
Dentre os instrumentos mais comuns que utilizam o arco estão as cordas, como é caso do violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. É também utilizado em outros instrumentos, como vibrafones (friccionando a borda da tecla) e serrote.
O arco é uma ferramenta usada para tocar vários instrumentos musicais de cordas (violoncelo, viola, baixo, viola de gamba, violino...). É uma vara de madeira em que é esticado uma mecha de crina de cavalo. São esses fios de crina de cavalo que criam a vibração e o som do instrumento.
Tais palavras tiveram origem da construção do alaúde, que em italiano se chama liuto; portanto, liutaio significa aquele que faz alaúdes. Tradicionalmente são instrumentos puramente acústicos, cujo som é amplificado naturalmente pela caixa de ressonância de madeira.
Segundo Lehmann um arco é uma vareta curvada feita em madeira de pau-brasil, em que são esticadas crinas recobertas com fina camada de breu, também chamado de colofone geralmente composto de resina extraída de coníferas, usado para vibrar as cordas de instrumentos musicais friccionados (violino, viola, violoncelo, ...
O material mais recomendado e de maior qualidade para a vara de seu arco de violino é a madeira Pernambuco, que por não possui nós, costuma ser mais forte. Esse material, também conhecido como madeira de Pau-Brasil, possui grande durabilidade, mas seu preço costuma ser um pouco mais alto.
As partes do violino são: queixeira, estandarte, cavalete, espelho, pestana, cravelhas, microafinadores, espaleira, aberturas acústicas e arco.
O violino é o mais agudo dos instrumentos de cordas friccionadas, que ainda inclui a viola, o violoncelo e o contrabaixo. Seu tom corresponde ao soprano da voz humana. É um instrumento musical de quatro cordas ( Mi, Lá, Ré e Sol).
A espaleira, ombreira ou suporte para o ombro é um acessório que permite apoiar o violino no ombro. Às vezes, é difícil posicionar seu violino e manter a mesma posição por um tempo. Ele cansa o corpo e pode causar uma tendinite. A espaleira é, portanto, um acessório indispensável para o conforto do violinista.
Porque sim, o violino é um instrumento difícil de se aprender. E o segredo maior é o tempo! Enquanto alguns conseguem se virar depois de apenas dois anos de prática, outros levam muitos mais para confirmar seu talento. Não existe um prazo definido para o aprendizado do violino.