Seja na Baia, na beira da praia ou de barranco sempre a chance de pegar um Bagre é grande, temos sempre que ter um alicate para ajudar. Este peixe que come de tudo, pescamos ele no mar com diversas iscas: camarão vivou ou morto, peixinhos vivos ou mortos, pedaços de peixes, minhocas do mar.
Um estudo da ONG WWF-Brasil, publicado neste mês, listou dezenas de pescados que não são recomendáveis para consumo e, por isso, devem ser evitados à mesa....Confira a lista: Vermelho: "Evite"
O bagre é um peixe que tem antenas nas laterais da boca. Conhecidas como barbilhões, elas o ajudam a localizar suas presas. Os bagres vivem na água doce em todos os continentes, mas há alguns poucos tipos que vivem nos oceanos. Eles podem ser muito grandes.
Silurus glanis: 60 anos
Como desenhar um bagre
Nome Comum
Bagre-Mandi Peixe de couro, de água doce, chega até 1,5 m e seu peso até 35 kg.
É um dos maiores peixes do Brasil, normalmente atinge 1m de comprimento, pesando entre 60 kg e 80 kg. Mas há registros de exemplares com mais de 2m pesando 100 kg.
Um surubim pintado de aproximadamente 40 kg com mais de 1,35 metro foi fisgado pelo empresário Alex Mesquita Pereira, 31 anos. Conforme o site O Pantaneiro, Alex tem fazenda em Guia Lopes da Laguna e tem a prática da pesca esportiva como lazer.
Em se tratando de água doce é considerado um peixe de grande porte, podendo chegar nas bacias do são Francisco até 90 kg, já na bacia do prata e pantanal chega a pesar 50 kg, pode ter hábitos diurnos mas é mais ativo durante a noite, extremamente carnívoro se alimenta basicamente de qualquer peixe pequeno dando ...
É uma espécie que tem respiração acessória, utilizando-se do oxigênio dissolvido na água, mas principalmente do ar e, por isso, tem que subir frequentemente à superfície d´água. Pode viver mais de 18 anos.
Existem dois tipos de surubim, o pintado e o cachara. O pintado é o peixe de água doce com maior valor comercial no país. É um peixe muito apreciado pelo sabor de sua carne branca, sem espinhas, tem consistência firme e o principal: possui baixo teor de gordura.
Arapaima gigas
Mas a demanda por peixes mais caros também tem aumentado. Alguns preços, mesmo já tendo aumentado pela demanda, permanecem semelhantes a igual período do ano passado, como o Tambaqui, cujo quilo está, em média, R$ 10, e a Tilápia R$ 13.