A oxidação de ácidos graxos começa com a formação de uma ligação de tioéster entre o grupo carboxilo do grupo de ácido graxos e o tiol do CoA. Esta reação é catalisada pela acetil-CoA sintase. A reação pode ter lugar na mitocôndria. ... A reação é acompanhada por hidrólise de uma molécula de ATP em AMP e pirofosfato.
O primeiro intermediário da via é o Malonil-CoA, sintetizado a partir de Acetil-CoA e gás carbônico com gasto de ATP. O responsável é um complexo enzimático - Acetil-CoA carboxilase. A síntese propriamente dita ocorrerá em ciclos, à semelhança da b-oxidação.
A Biossíntese ocorre em 4 passos: Condensação de malonil-CoA em Acetoacetil, depois redução tirando a dupla ligação, depois desidratando tirando H2O e depois a última redução, produzindo Butiril-CoA (Primeira volta). Depois ela muda o sítio ativo e recomeça o ciclo com Acetil-CoA.
As principais vias metabólicas envolvidas nesse processo, glicólise, ciclo do ácido tricarboxílico (CAT) e β-oxidação oxidam glicose e ácidos graxos, gerando NADH e FADH2. Embora os aminoácidos também sejam oxidados nesse processo, sua contribuição é baixa comparada a dos carboidratos e ácidos graxos (11).
A lipogênese é um processo metabólico em animais que converte açúcares simples em ácidos graxos e sintetiza triacilgliceróis através da reação de ácidos graxos com glicerol. ... A molécula de acetil-coA inicia a lipogênese no citoplasma das células do corpo.
A Lipogênese é a síntese de ácidos graxos e triglicérides, que serão armazenados subsequentemente no fígado e no tecido adiposo. A Lipogênese é regulada por vários fatores, entre os quais estão os elementos nutricional, hormonal e genético.
Lipogênese. A lipogênese é processo oposto da lipólise e consiste no armazenamento de gordura no tecido adiposo. Quando há um excesso de ácidos graxos e glicerol no sangue, o organismo armazena essas substâncias no tecido adiposo em forma de triglicerídeos.
A gordura pode ser percebida por meio do aspecto turvo ou meio oleoso da urina, mas apenas com o teste é feita a confirmação. Ao microscópio, é possível observar a presença de gotículas de gordura, estruturas ovais, cilindros formados por células de gordura e cristais de colesterol.