Você sabia que tem um horário ideal para comer o chocolate sem culpa? “Seria após a principal refeição, no caso o almoço, porque teriam outros alimentos a serem absorvidos, como carboidratos, proteínas e até mesmo gordura. Então a absorção do próprio chocolate não vai ser 100%”, explica a nutricionista.
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Chocolate amargo: Conta com pelo menos 70% de pó de cacau em sua composição. Este alimento não possui leite, e tem menos açúcar e gorduras. Quando consumido em quantidades moderadas, até 30 gramas por dia, pode proporcionar diversos benefícios para a saúde.
A carne de porco, camarão, chocolates e alimentos gordurosos aumentam a chance de inflamação. Como a tatuagem é uma lesão, ela tem que cicatrizar, e inflamações prejudicam a cicatrização. Muitas pessoas não têm problemas com esses alimentos, mas, na dúvida, mantenha uma alimentação balanceada e evite por quinze dias.
Alimentação. Nos primeiros dias e semanas após a realização da micropigmentação, o foco é a cicatrização do local, dessa forma, tente evitar o consumo de alimentos gordurosos como carne suína, chocolate e frituras que retardam a recuperação da pele.
Os principais alimentos que devem ser evitados depois de fazer uma tatuagem são:
Nesse contexto, muitos alimentos são vistos como vilões após uma pessoa fazer tatuagem, como por exemplo: açaí, queijo, chocolate, pizza, frango, sushi, carne de porco, além do consumo de bebidas alcoólicas.
“No caso de ser um desenho grande, que exija mais de uma sessão, ele devem acontecer com intervalo de 10 a 15 dias. Mas se forem desenhos em locais diferentes, pode-se fazer quantas quiser num mesmo dia”, explica Marcos. A cicatrização pode demorar entre cinco e dez dias, conforme diz Anselmo.
Quando você realiza uma tatuagem, a sua pele sofre danos, além de se tonar mais sensível. Como consequência, não fica nas melhores condições para uma cirurgia. Além disso, ao se fazer uma tatuagem, existe o risco de se sofrer alguma infecção na zona do desenho, o que o procedimento cirúrgico seja adiado.
O indicado, aliás, é que você espere de 30 à 40 dias para expor sua tatuagem diretamente ao sol. Esse é o tempo necessário para que a sua tatuagem cicatrize perfeitamente e, após esse período, poder curtir à vontade. Mas sem esquecer o protetor solar, hein!
É permitido curtir praia, piscina ou bronzear-se somente um mês após a tatuagem ter sido feita, indica Elton Mapelli, do estúdio Royal Tatoo (SP).
O protetor solar só é indicado após a cicatrização completa da tatuagem, o que dura cerca de 30 a 40 dias. Antes disso, é indicado não usá-lo, nem ir à praia ou fazer algum tipo de bronzeamento artificial.
É aconselhável ainda que, uns dez dias antes da sua sessão, você comece a aplicar o hidratante na área que vai ser rabiscada para que a pele esteja macia. Assim, a região receba a tinta com maior facilidade, pois ela penetra melhor na pele.
Protetor solar para não desbotar Mais uma orientação que auxilia para maior proteção da tatuagem é optar pelo filtro solar indicado a cada tipo de pele, e apresentando FPS correto, sendo que peles secas necessitam do produto que seja mais hidratante, e a pele oleosa pode escolher o protetor com toque seco.