leão-do-atlas
Com uma estimativa de menos de 25 mil leões na África, a União Internacional para a Conservação da Natureza, entidade responsável por determinar o status de conservação das espécies, classificou esses felinos como vulneráveis à extinção.
Os insetos dessa espécie costumam viver de poucas horas a um dia só – e alguns alcançam apenas 30 minutos de vida! Eles vivem em locais com água doce e passam esse curto tempo se reproduzindo, sem nem se alimentar. Os animais da espécie gastrotricha, que têm alguns milímetros e são aquáticos, vivem por três dias.
Efemerópteros Estes insetos pterygota é o animal com a vida mais curta. Eles vivem no máximo 24 horas, as vezes podem viver até menos.
um ano
Além de serem predadores implacáveis, os louva-a-deus têm outro comportamento assustador: o canibalismo sexual. Durante ou após a cópula, há fêmeas que arrancam a cabeça do macho para depois devorá-lo sem dó nem piedade.
Como não possuem veneno, os louva-a-deus contam com as suas pernas anteriores que são raptatórias, ou seja, modificadas como garras, para segurar a presa enquanto é consumida.
O louva-a-deus faz pena pegar porque é pecado matar devido ao nome que tem (Dona R., 55 anos).
peixes
Os mantódeos são predadores vorazes de emboscada, mas algumas espécies são encontradas perseguindo suas presas ativamente. Sua alimentação consiste em outros insetos como moscas, mariposas, borboletas, grilos e gafanhotos, além de lagartos, pequenos pássaros e até pequenos mamíferos.