Realmente esse eixo é responsável por regula a secreção de diversos hormônios do corpo, e também regula o sono devido a regulação da liberação de melatonina.
O hipotálamo é uma região do diencéfalo, que faz a ligação do sistema nervoso com o sistema endócrino. É ele quem coordena a atividade da hipófise, por meio de hormônios liberadores. Ou seja, algum estímulo chega ao hipotálamo e estimula a liberação de determinado hormônio liberador.
O hipotálamo produz um hormônio, o GnRH (Hormônio Liberador de Gonadotrofinas), que chega até a hipófise anterior pela circulação sanguínea, por meio de uma rede de capilares que fazem essa comunicação, e, então, estimula as células gonadotróficas a produzirem os hormônios LH e FSH.
Os capilares que irrigam as glândulas endócrinas produtoras de peptídeos são fenestrados (e, por isso, permeáveis aos peptídeos), de forma que as moléculas do hormônio entram rapidamente na corrente sanguínea para transporte para as células-alvo situadas em outros lugares.
A neuro-hipófise é responsável por secretar dois hormônios que são produzidos pelo hipotálamo: o hormônio antidiurético e a ocitocina.
O hipotálamo, um centro nervoso situado no interior da caixa craniana, na zona inferior e central do encéfalo, atua como centro de regulação térmica, detetando as variações de temperatura externas, através da informação que chega dos recetores térmicos cutâneos, os termorrecetores, e internas, através da monitorização ...