- Em geral, quando falamos do filósofo inglês Robert Hooke (1635-1703), lembramos, basicamente, de dois trabalhos importantes dele: a lei da força de uma mola, conhecida como “Lei de Hooke” e a “descoberta” da célula. ... Quando falamos célula hoje, imaginamos uma estrutura altamente complexa.
A teoria celular afirma que as células são as unidades morfológicas e funcionais dos seres vivos e que elas se originam apenas de outra célula preexistente. Hoje em dia é muito difundida a ideia de que os seres vivos são formados por células, com exceção apenas dos vírus.
Os três princípios da teoria celular são descritos abaixo: Todos os organismos vivos são compostos de uma ou mais células. A célula é a unidade básica de estrutura e organização nos organismos. As células surgem de células pré-existentes.
Resposta: → Todos os organismos vivos são formados por uma ou várias células; → As células são as unidades funcionais dos seres vivos; → Uma célula somente se origina de outra existente.
Citologia é o ramo da biologia que estuda as células, suas funções e sua importância na constituição dos seres vivos. Também conhecida como biologia celular, é o estudo que busca compreender o ciclo de vida destes seres, além dos seus reflexos no funcionamento de diferentes meios.
Podemos dizer que o núcleo de uma célula eucariótica possui quatro componentes básicos. São eles: a) carioteca, RNA, DNA e nucleossomo.
As células procarióticas e eucarióticas se diferenciam basicamente pela sua organização celular. Nas procarióticas, por exemplo, não se observa um núcleo definido. É muito comum ouvirmos falar que uma célula possui três partes principais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Células eucarióticas apresentam a maior parte do seu material genético envolto por uma membrana dupla, chamada de envoltório nuclear. Nas células procarióticas, por sua vez, o material genético não está envolvido pelo envoltório, estando concentrado em uma região chamada de nucleoide.
As células eucariontes são mais complexas quando comparadas às procariontes. Como principal critério de diferenciação entre elas, há a presença de um núcleo verdadeiro na eucarionte, em que o material genético é envolvido por uma membrana nuclear.