A cadeia e a teia alimentar mostram o fluxo de matéria e energia nos ecossistemas. A teia alimentar representa melhor as relações de alimentação do que a cadeia. Em todo e qualquer ecossistema encontramos organismos vivos que estabelecem relações de alimentação entre eles.
As plantas crescem e fornecem alimento para algumas espécies de animais, as quais servem de alimento para outros animais. ... Essa relação linear é chamada de cadeia alimentar. Além de garantir a existência das espécies, a cadeia alimentar permite que a natureza permaneça em equilíbrio ecológico.
É assim que a vida se mantém, em um fluxo em que cada ser está interligado a outros, formando uma grande cadeia. É justamente esta a importância da cadeia alimentar: através dela os seres obtêm os nutrientes de que necessitam para o seu desenvolvimento e sobrevivência, a partir do consumo alimentar de outros seres.
Alterações das cadeias alimentares Alterações dentro das cadeias alimentares podem desencadear o desequilíbrio de todo um ecossistema. Essas alterações, muitas vezes, são causadas pela ação do homem – um exemplo é a introdução de espécies em um ambiente fora da sua área de distribuição nativa.
a importância das cadeias alimentares são para manter o controle populacional de todas asespécies e em todas as regiões do planeta tanto de animais como de plantas, exceto para o home, que como ser racional, tem responsabilidade de se educar, evoluir, e se controlar, mas, mesmo assim a natureza o controla, vira e mexe ...
Resposta. Resposta: Com a falta de uma cadeia alimentar o ecossistema ficaria desequilibrado,teriam alguns animais em excesso e outros morreriam de fome. O ecossistema é inteiro equilibrado caso uma cadeia alimentar sumisse,poderia estar prejudicando grande parte do ecossistema.
Várias espécies estão ameaçadas de extinção no mundo em decorrência da destruição do ambiente, mudanças climáticas, caça e pesca predatórias, poluição, entre outros fatores.
Estima-se que as espécies viventes hoje não correspondam a nem 1% do número de espécies que viveram no planeta. A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.