A importância da atividade física Aumento da capacidade cardiorrespiratória, redução da ansiedade e do estresse, redução do risco de doenças cardíacas e até de alguns tipos de câncer, são efeitos cientificamente comprovados.
Praticar atividades físicas melhora o seu condicionamento, o seu humor, libera a tensão, fortalece o seu corpo e aumenta a produção de endorfina.
2) Hipertensão Pulmonar Severa: Pressão anormal nas artérias pulmonares ou na irrigação vascular dos pulmões. Menor tolerância ao exercício e possível falha no coração; 3) Síndrome de Marfan: Desordem nos tecidos conjuntivos (MM mais longos), afeta o esqueleto, olhos, pulmão, coração, vasos sanguíneos etc.
A musculação é um tipo de exercício realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração, o que faz dela uma atividade física indicada para pessoas de diversas idades e com diferentes objetivos. Pode evitar o diabetes, já que o aumento de massa muscular queima mais glicose. ...
Isso depende muito, mas alguns especialistas falam aos 14 anos, pois a partir dai e que se pode fazer uma musculação “legal”. Uma boa parte dos especialistas não estipula uma idade mínima, mas tem os que preferem indicar a musculção só a partir dos 14 anos, quando o processo de crescimento já está bem estabelecido.
Vale pedalar, nadar, correr, saltar… A partir dos 6 anos de idade, a musculação pode ser considerada. O ponto é que a musculação se mostra segura e eficiente para crianças e adolescentes, desde que sistematizada e orientada de perto por um profissional especializado.
A recomendação da OMS é que os jovens de 5 a 17 anos devem acumular ao menos 60 minutos diários de atividade física de intensidade moderada a alta. A ideia é atingir esta meta realizando atividades distribuídas em períodos menores durante o dia (30 minutos pela manhã e mais 30 à tarde, por exemplo).
Qualquer atividade física deve ser precedida de avaliação médica. Procure identificar em que nível de risco você se encontra. Caso as suas respostas indiquem que você precisa passar por uma avaliação médica inicial, não deixe de consultar o seu médico.
Quando a atividade física não é indicada
Aumenta a energia Depois de caminhar muita gente sente que não tem mais energia, mas na verdade é o oposto. Dar um passeio é um energizador natural que mantém você alerta e com mais energia. Aumenta a circulação e o fluxo de oxigênio no sangue e diminui a rigidez muscular.
Os malefícios da caminha se dão em detrimento a falta de preparação física e a escolha de horários inapropriados para caminhas, o que pode levar a lesão da pessoa que prática a caminhada.