O GRÃO DE PÓLEN pode considerar-se o parceiro masculino no processo de reprodução sexuada das plantas com flor. É ele o responsável pela formação dos gâmetas masculinos (células espermáticas) e pelo transporte destes para o saco embrionário, onde ocorrerá a dupla fertilização.
Os tubos polínicos agem como condutos para transportar as células do gâmeta masculino do grão de pólen, seja do estigma (em planta com flor) para os óvulos na base do pistilo ou diretamente através do tecido do óvulo em alguns gimnospermas.
É possível suplementar através de cápsulas de pólen apícola desidratado, para isso, mantenha-o o máximo que puder na membrana da mucosa do trato digestivo, por isso o seu consumo com bastante líquidos é indicado para uma melhor absorção dos nutrientes.
Você pode armazenar o pólen na geladeira, mas o melhor é usar pólen fresco. O pólen armazenado na geladeira ou freezer em uma embalagem impermeável dura até 30 dias, sem nenhum problema. Pode levar muitas semanas até que as fêmeas comecem a polinizar. Colocar uma toalha na embalagem pode ajudar a absorver a umidade.
Sua composição é de 55% resinas vegetais; 30% cera de abelhas; 8 a 10% de óleos essenciais; e 5% de pólen aproximadamente. A diferença entre os tipos de própolis está vinculada à sua origem botânica e à espécie de abelha que a produziu.
Coleta do própolis Para realizar a coleta, o apicultor faz a raspagem de todo o própolis da colmeia a cada 15 dias. Essa raspagem normalmente é feita na primavera, para evitar que a colônia fique desprotegida nas estações mais frias, e nas horas menos quentes do dia.
Step 1. Use um raspador para remover o máximo possível de própolis. Remova a resina de própolis do raspador com um pano úmido e, se necessário, use uma faca pequena para ajudar.
Já para dores de garganta, o ideal é adicionar de 4 a 5 gotas do extrato de própolis em uma xícara de água e usar para fazer gargarejo; No caso de tosse, gripe, sinusite ou amigdalite, acrescentar de 3 a 4 gotas do extrato de própolis no chá ou juntar 1 a 2 gotas em 1 colher de mel.
Diluir 300 a 500 gramas de própolis em 1 litro de álcool de cereais. Armazenar em local fresco de pouca luminosidade, durante 30 a 40 dias, agitando duas vezes ao dia. Após isso, coar em filtro de Papel e armazenar Obtendo a tintura, diluir de 03 a 05 gotas num copo de água por dia.
1- A própolis bruta em pedra é fragmentada e imersa em álcool. Usualmente a proporção de mistura é de 1 parte de própolis para 5 de álcool. 2- O liquido é misturado de vez em quando e mantido por uns 10 dias. 3- O extrato líquido é centrifugado e filtrado.
2.o Método: Extrato Tweenólico de própolis (ETP). Em um becker, adicionam-se 500 ml de água desionizada e 25 g de Tween 80. Agita-se até formar uma solução homogênea. Posteriormente adicionam-se 100 g de própolis bruta triturada.
Modo de preparar: juntar a própolis e o álcool em um balde plástico, fechar bem e agitar de duas a três vezes ao dia, durante, no mínimo, 20 dias, para uma boa dissolução da própolis.
Por exemplo, por ano uma colméia produz aproximadamente 3,5 quilos da substância. Trabalhando com 16 colméias, a produção anual chega a mais de 40 quilos. Mas o apicultor ressalta que o produto tem uma área de produção limitada, restringindo-se apenas à faixa de três metros, margeando o manguezal.
Mas, de forma geral, são indicadas de 3 a 20 gotas diluídas em água. Abaixo você conhece algumas das maneiras mais comuns de se utilizar a própolis com sucesso: Você pode consumir 5 gotas de própolis, regularmente, diluídas em 3 colheres de água. Isso, de acordo com Ribeiro, é muito bom para o sistema imunológico.
A própolis tem uma função muito importante na colmeia, pois ela elimina micro-organismos e outros agentes infecciosos da colmeia, mantendo os favos e toda a colmeia sempre limpa. Por ano, uma colmeia pode produzir entre 100gr e 300gr de própolis.
A própolis tem sido objeto de estudos farmacológicos devido às suas propriedades antibacteriana, antifúngica, antiviral, antiinflamatória, hepatoprotetora, antioxidante, antitumoral, imunomodulatória, etc.
Após percorrer esse longo caminho histórico, o própolis atualmente é usado nas academias de ginástica como coadjuvante nos processos de emagrecimento, visto sua capacidade de combater os radicais livres e também as inflamações, além de ajudar na qualidade do sono. Tudo muito importante no processo de perda de peso.
Diferenciados pela cor, pelo odor e pela consistência, as características da própolis estão associadas à planta de origem e à espécie de abelha produtora. A própolis verde é proveniente de substâncias como resinas e extratos do alecrim-do-campo.