O sistema digestório é responsável por garantir a quebra do alimento em partículas menores e pela absorção de nutrientes que são necessários ao corpo. ... O bolo alimentar segue da boca para a faringe e da faringe para o esôfago, sendo levado por meio de movimentos peristálticos até o estômago.
Tubo digestório é a mesma coisa que sistema digestório, ou seja ele serve para ter o processo digestivo, cada órgão te uma função, que é de forma geral extrair os nutriente que o alimento no fornece e o que não presta 'jogar' fora.
O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Boca e suas estruturas ( glândulas salivares, língua, dentes), esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Histologicamente o tubo digestório é formado por 4 camadas, ou túnicas, principais: (1) uma camada mucosa interna, ao redor do lúmen, (2) uma camada submucosa, (3) uma camada muscular externa, e (4) uma camada adventícia ou serosa.
O intestino grosso apresenta quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular dupla e membrana serosa.
Os hormônios que controlam a digestão são a gastrina, a secretina e colecistocinina. - A gastrina faz com que o estômago produza ácido que dissolve e digere alguns alimentos. Também é necessária para o crescimento normal da mucosa do estômago, intestino delgado e cólon.